O mundo quando lua : Stanley Cavell entre cenas céticas e cenas fílmicas
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explicitar o diálogo entre a interpretação de Stanley Cavell da epistemologia moderna, centrada na problemática cética, e sua proposta de ontologia do cinema enquanto "imagem em movimento do ceticismo". O capítulo I estabelece as bases temáticas e metodológicas de Cavell e seu elo indissociável com a filosofia da linguagem comum. O capítulo II apresenta os principais argumentos da crítica cavelliana aos procedimentos da epistemologia moderna, encontrados em The Claim of Reason. O capítulo III, através de uma leitura de Iguana, filme de Monte Hellman, concerne ao ceticismo sobre as outras mentes e indaga sobre as formas de relação com o mundo para além da noção clássica do conhecimento enquanto certeza. O capítulo IV, espelhado no capítulo segundo, começa a abordar The World Viewed, e evidencia os paralelismos e as importantes diferenças entre a imagem da investigação cética e as imagens fílmicas. O capítulo V, por fim, atenta para o cinema moderno, quando, para Cavell, os filmes se voltam para a própria essência do cinematográfico, e, portanto, para uma articulação da verdade (da imagem em movimento) do ceticismo. Abstract: This study aims to make explicit the relation between Stanley Cavell’s interpretation of modern epistemology, centered around the skeptic problem, and his proposed ontology of film as a "moving image of skepticism". Chapter I lays down Cavell’s thematic and methodological foundations and his inseparable link with ordinary language philosophy; chapter II presents the main arguments of the Cavellian criticism of modern epistemology’s procedures, found in The Claim of Reason; chapter III, through a reading of Iguana, a Monte Hellman movie, concerns other minds skepticism and raises questions about forms of relating to the world beyond the traditional concept of knowledge as certainty; chapter IV, mirrored in the second chapter, begins to tackle The World Viewed, and points to the parallels and important differences between the image of the skeptic investigation and filmic images; finally, chapter V focuses on modern cinema, when, according to Cavell, movies turn towards the very essence of the cinematic, thus towards an articulation of the truth of (the moving image of) skepticism.
Collections
- Dissertações [193]