Levantamento 3D para criação de exposição virtual em museus
Resumo
Resumo : A realidade virtual tem sido uma tecnologia muito empregada nesta era da informação. Suas aplicações vão desde jogos, operações industriais e até passeios turísticos ou exposições virtuais em Museus. Os modelos em realidade virtual podem ser imaginários ou modelos representativos da realidade. Neste último caso, faz-se necessária uma captura de realidade e modelagem foto-realística e/ou paramétrica dos ambientes representados. Neste trabalho é apresentado um estudo metodológico empregando de tecnologias de levantamento tridimensional para a coleta em campo de imagens panorâmicas e modelagem de uma exposição museológica, de forma a permitir a criação de uma navegação virtual em dispositivos mobile e computadores pessoais. Utilizou-se como metodologia para a aquisição de dados espaciais, múltiplas ocupações de pontos onde foi instalado um tripé para sustentar um sistema integrado de captura de realidade, baseado em um laser scanner terrestre de curto alcance e uma câmera HDR interna. Com o objetivo de proporcionar a visualização de ambientes internos e externos, foi construída uma plataforma de navegação virtual, que possibilita a imersão em realidade virtual ou não, trazendo para o usuário a experiência de explorar um novo modelo de exposição da arte. Como resultados deste trabalho é apresentada a composição de cenas para a navegação virtual interativa pelos acervos e arquiteturas do Museu Arqueologia e Etnologia (MAE), e do Museu de Arte (MusA).