dc.contributor.advisor | Camboim, Silvana Philippi, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Silva, Thays Izadora Bortoloso da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T12:38:18Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T12:38:18Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82194 | |
dc.description | Orientador: Silvana Philippi Camboim | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Grandes eventos geram impactos inerentes sobre a comunidade e o meio ambiente onde estão localizados. Muitas vezes promovem um impulso na economia local e geração de emprego, mas, o fluxo de pessoas pode ocasionar uma quantidade significante de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Para delinear planos de redução e compensação de emissões destes gases, é fundamental realizar, primeiramente a contabilização das emissões e identificar as suas categorias-chaves de emissão. Foi constatado, através de um estudo da literatura, que os transportes representam a maior contribuição percentual das emissões em um evento. Em vista disso, este projeto teve como objetivo quantificar a pegada de carbono provenientes de meios de transporte utilizados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Para isso, foi feito um levantamento de dados sobre os modais utilizados por espectadores, força de trabalho e atletas, fatores de emissão para cada meio de transporte e fator potencial de aquecimento global. Aplicando o método GHG Protocol para os Jogos Rio 2016, foi obtido o valor de aproximadamente 300 mil toneladas de CO2eq. Cerca de 90% destas emissões foram geradas através das viagens dos espectadores até o Rio de Janeiro. O transporte internacional dos espectadores foi o principal contribuinte, comparado com as viagens de carro e ônibus. Dentre os meios de transporte público, o mais poluidor foi o ônibus alimentador, devido o grande volume de passageiros. Por fim, o estudo da pegada de carbono dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos foi relevante, pois foi possível identificar as principais fontes emissoras de GEE, se tornando assim, um ponto de partida para elaboração de planos de redução e compensação de emissões. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mudança do clima | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | Estimativa da pegada de carbono dos aspectos de transporte dos jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |