Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Robson Simplicio dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorOrlandin, Geane Carolinept_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T19:14:39Z
dc.date.available2023-04-24T19:14:39Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82185
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Robson Simplicio de Sousapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No presente trabalho pretendemos abordar a linguagem da Química a partir de duas perspectivas: a epistemológica e a hermenêutica. Partimos do pressuposto de que a linguagem constitui os seres humanos e que, a partir dela, torna-se possível a comunicação e a interação, ou seja, os seres humanos se constituem pela e na linguagem e dela são dependentes. Sua importância se reflete no campo educacional, pois ao considerarmos que a escola é um lugar de aprender a viver em sociedade, a interpretação, a compreensão e o diálogo sobre o conhecimento se dão na linguagem. No ensino de Ciências, é possível destacar a presença de duas perspectivas de linguagem. Portanto, este trabalho trata da linguagem da Química a partir destas duas perspectivas: i. a linguagem fundamentada pela epistemologia e; ii. a linguagem fundamentada pela hermenêutica. Por conta da importância das duas perspectivas na compreensão do conhecimento historicamente produzido e ao compromisso da escola em sua transmissão às gerações mais jovens, este ensaio propõe um estudo da linguagem da Química fundamentado a partir dessas duas perspectivas, entendendo as de forma complementar. Através da ideia de complementaridade, a epistemologia trataria da racionalidade técnica, com seus direcionamentos lógicos e instrumentais e a hermenêutica trataria da racionalidade do compreender por meio da historicidade e da tradiçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectCiencias exataspt_BR
dc.titleLinguagem química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples