dc.contributor.advisor | Venturi, Tiago | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Martins, Victoria Emilia Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T14:15:06Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T14:15:06Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82159 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias ou fake news, a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos dos projetos integradores que adentram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e saúde vem sendo abordada nos livros didáticos dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de um olhar qualitativo e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news com o cotidiano e a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos na saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Notícias falsas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação em saude | pt_BR |
dc.title | Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias do novo Ensino Médio : análise dos livros didáticos dos projetos integradores | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |