Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorParisoto, Mara Fernanda, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherFriedrich, Leidi Cecilia, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorRibeiro, Kessily da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T13:35:35Z
dc.date.available2023-04-24T13:35:35Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82157
dc.descriptionOrientador: Profª Drª. Mara Fernanda Parisotopt_BR
dc.descriptionCoorientador:Profª Drª. Leidi Cecilia Friedrichpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Contextualizar o ensino de ciências para o aluno é de suma importância, pois possibilita ao estudante uma maior compreensão dos conteúdos apresentados. Outro fator relevante para o ensino é adotar metodologias ativas que auxiliem o docente em suas aulas e que, ao mesmo tempo, permita ao aluno atuar como um sujeito ativo no seu aprendizado. Busca-se visar a formação do estudante e sua capacitação como um ser crítico e atuante na sociedade. Deste modo, o presente trabalho propõe um estudo de caso, separado em cinco etapas e conduzido por metodologias ativas e interdisciplinaridade no ensino de ciências exatas, ao utilizar como tema a ciência forense e a investigação criminal, a fim de apresentar ao estudante a aplicação das ciências na elucidação de crimes. A atividade foi baseada na participação ativa dos alunos em todo processo de coleta e análise dos dados identificados em uma cena de crime, recriada seguindo as evidências do caso "Isabella Nardoni", assassinada em 2008. Objetiva-se que o aluno possa investigar e analisar as provas do possível crime, aplicando os conhecimentos das ciências exatas para tal finalidade. Dessa maneira, as aulas teóricas e experimentais acerca da análise de um problema, proposto nesta prática, tem por desígnio envolver o aluno e desenvolver sua cognição sobre os conceitos de exatas abordados e sua relação com a realidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrática forensept_BR
dc.subjectCiencia exatas - Pesquisapt_BR
dc.subjectInvestigaçao criminalpt_BR
dc.titleDa cena do crime ao laboratório : a ciência forense como metodologia de ensinopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples