dc.contributor.advisor | Parisoto, Mara Fernanda, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.other | Friedrich, Leidi Cecilia, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Kessily da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T13:35:35Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T13:35:35Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82157 | |
dc.description | Orientador: Profª Drª. Mara Fernanda Parisoto | pt_BR |
dc.description | Coorientador:Profª Drª. Leidi Cecilia Friedrich | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Contextualizar o ensino de ciências para o aluno é de suma importância, pois possibilita ao estudante uma maior compreensão dos conteúdos apresentados. Outro fator relevante para o ensino é adotar metodologias ativas que auxiliem o docente em suas aulas e que, ao mesmo tempo, permita ao aluno atuar como um sujeito ativo no seu aprendizado. Busca-se visar a formação do estudante e sua capacitação como um ser crítico e atuante na sociedade. Deste modo, o presente trabalho propõe um estudo de caso, separado em cinco etapas e conduzido por metodologias ativas e interdisciplinaridade no ensino de ciências exatas, ao utilizar como tema a ciência forense e a investigação criminal, a fim de apresentar ao estudante a aplicação das ciências na elucidação de crimes. A atividade foi baseada na participação ativa dos alunos em todo processo de coleta e análise dos dados identificados em uma cena de crime, recriada seguindo as evidências do caso "Isabella Nardoni", assassinada em 2008. Objetiva-se que o aluno possa investigar e analisar as provas do possível crime, aplicando os conhecimentos das ciências exatas para tal finalidade. Dessa maneira, as aulas teóricas e experimentais acerca da análise de um problema, proposto nesta prática, tem por desígnio envolver o aluno e desenvolver sua cognição sobre os conceitos de exatas abordados e sua relação com a realidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Prática forense | pt_BR |
dc.subject | Ciencia exatas - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Investigaçao criminal | pt_BR |
dc.title | Da cena do crime ao laboratório : a ciência forense como metodologia de ensino | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |