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dc.contributor.advisorMatos, Érica Santos, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorDalazoana, Regiane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.creatorJientara, Giovanna Assispt_BR
dc.date.accessioned2023-06-07T13:44:15Z
dc.date.available2023-06-07T13:44:15Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82105
dc.descriptionOrientadoras: Prof(a). Dr(a). Érica S. M. Baluta, Prof(a) Dr(a). Regiane Dalazoanapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável por produzir e disponibilizar dados geodésicos sobre todo o território nacional. Sendo um de seus serviços, a implantação e manutenção do sistema de referência para a determinação de altitudes no país, que é realizado através da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP). Ela é formada pelas estações geodésicas altimétricas tradicionalmente denominadas Referências de Nível (RRNN), implantadas ao longo da malha viária por todo o país. O presente trabalho tem por objetivo verificar se alguma das RRNN escolhidas para o estudo, passou por mudanças físicas, ou seja, sofreu algum tipo de abalo, de acordo com seu estado original. Para isso, foi seguida a normativa disponibilizada pelo IBGE, utilizando o método de nivelamento geométrico, afim de se obter os desníveis necessários para a comparação com medidas anteriores.Com o intuito de investigar a possibilidade de uma diferente técnica, foi também, realizado a verificação de abalo com utilização de métodos de posicionamento relacionados ao Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS).A área de estudo da presente pesquisa está localizada no campus da Universidade Federal do Paraná, Centro Politécnico, onde foram escolhidas quatro RRNN implantas pelo IBGE, de modo que se realizaram os levantamentos geodésicos necessários para obtenção dos desníveis. Por fim, após a coleta dos dados, processamento e cálculos necessários, foi possível fazer uma análise acerca da existência ou não de abalo. Foi concluído que uma das RRNN pode apresentar um possível abalo, mas só poderá ser concretizado com mais um nivelamento geométrico realizado a parti dela. A metodologia com uso de GNSS não ocorreu como esperado, apresentando resultados insatisfatórios para um trabalho que requer alta precisão milimétrica.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAltitudes - Levantamentopt_BR
dc.subjectNivelamentopt_BR
dc.subjectSistema de Posicionamento Globalpt_BR
dc.titleVerificação de abalo de RRNN por nivelamento geométrico e investigação de uso por posicionamento GNSSpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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