Bolsonaro, o presidente que trollou o Brasil : um estudo sobre a trollagem como uma estratégia de comunicação política
Resumo
Resumo: Desde 2015, quando Bolsonaro iniciou seu projeto para concorrer ao cargo de presidente da República, ele adotou um estilo de comunicação típico de um troll da internet, o que lhe garantiu a visibilidade necessária para construir uma sólida base eleitoral. O problema é que, mesmo após sua vitória nas eleições de 2018, Bolsonaro manteve esse comportamento, tornando a trollagem parte do discurso oficial de seu governo. A partir disso, esta dissertação de mestrado questiona como as trollagens de Bolsonaro se configuram enquanto estratégia de comunicação política governamental, buscando compreender como as trollagens foram utilizadas para promover as ideias de Bolsonaro, se relacionar com o eleitorado e garantir governabilidade. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, optou-se pelo método sóciocognitivo desenvolvido por Van Dijk, que é uma ferramenta capaz de explorar de que modo a linguagem, seja ela escrita ou falada, reproduz relações de dominação independentes de sua natureza. Foram analisadas um total de 22 trollagens de Bolsonaro, que revelaram que esse tipo de discurso tenta reafirmar uma posição de dominação social e cultural que foi posta em xeque pelas principais conquistas do campo progressista, ao mesmo tempo que tem potencial para influenciar as ações de grupos dominados e referendar crenças de apoiadores de Bolsonaro. Uma das formas com que isso ocorre é através do uso de estereótipos negativos para criar uma polarização entre o "Nós" e o "Eles". Há uma tentativa de construção de uma imagem social pejorativa de determinados grupos, que são representados como socialmente indesejáveis ou como inimigos a serem combatidos. As trollagens de Bolsonaro servem de guia para as expectativas morais de diversos grupos sociais e ajudam a construir retoricamente as estruturas de dominação em que a sociedade contemporânea brasileira está imersa. Abstract: Since 2015, when Bolsonaro began his project to run for the presidency of the Republic, he adopted an internet troll-like communication style, which guaranteed him the necessary visibility to build a solid electoral base. The problem is that even after his victory in the 2018 elections, Bolsonaro maintained this behavior, making trolling part of the official discourse of his government. From this, this master's thesis questions how Bolsonaro's trolling is configured as a government political communication strategy, seeking to understand how trolling was used to promote Bolsonaro's ideas, relate to the electorate, and ensure governability. To achieve the objectives proposed in this research, the socio-cognitive method developed by Van Dijk was chosen, which is a tool capable of exploring how language, whether written or spoken, reproduces relationships of domination independent of their nature. A total of 22 of Bolsonaro's trollings were analyzed, revealing that this type of discourse attempts to reaffirm a position of social and cultural domination that was questioned by the main achievements of the progressive field, while also having the potential to influence the actions of dominated groups and endorse beliefs of Bolsonaro's supporters. One of the ways this occurs is through the use of negative stereotypes to polarize between "Us" versus "Them." There is an attempt to construct a pejorative social image of certain groups, who are represented as socially undesirable or as enemies to be fought. Bolsonaro's trollings serve as a guide to the moral expectations of various social groups and help rhetorically construct the structures of domination in which contemporary Brazilian society is immersed.
Collections
- Dissertações [156]