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dc.contributor.advisorAbrahão, Cinthia Maria de Sena, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Lucas Bello, 1998-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação Bacharelado em Gestão e Empreendedorismopt_BR
dc.creatorWoginski, Eduardapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T10:43:17Z
dc.date.available2023-05-25T10:43:17Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82002
dc.descriptionOrientadora: Cinthia Maria de Sena Abrahãopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão e Empreendedorismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O novo mundo das compras online, está relacionado ao avanço da tecnologia e das novas formas do consumidor ter acesso ao ato de realizar a compra, considerando que em aproximadamente vinte anos de evolução o comércio eletrônico se tornou o canal de mercado que mais expandiu no Brasil, com ênfase para o período entre 2020 até o presente momento. O seu crescimento exponencial esteve relacionado com a crise sanitária causada pelo vírus Sars-cov 2,que em muitos momentos impossibilitou o consumidor de ter acesso ao mercado físico, devido às restrições que eram necessárias para os momentos mais críticos da crise. O presente estudo busca compreender esse fenômeno por meio da análise dos benefícios, pontos fortes e desafios do comércio online relativos aos varejistas entrantes no marketplace Mercado Livre entre 2020 e 2022, no segmento Casa, Móveis e Decoração. Em termos dos procedimentos metodológicos, adotou-se abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, embasados em dados secundários, de acordo com o delineamento de pesquisa documental. Os principais resultados indicam que a necessidade que muitos varejistas tiveram, em relação ao contexto caótico pandêmico, acelerou a adesão ao mercado online e abriu portas para mostrar os benefícios de atuação no marketplace do Mercado Livre. Dentre os benefícios estão o custo baixo, maiores acessibilidades a clientes, informações mais precisas da concorrência, feedbacks dos clientes e transparência da plataforma, assim como aproveitar a credibilidade que a mesma já possui no mercado. Também apresentam pontos fortes como a visibilidade das empresas estudadas em relação à percepção dos clientes. Em média de 88,9% das avaliações são positivas, evidenciando a eficiência dos varejistas na logística, atendimento e o Produto. Logo, os maiores desafios foram a insuficiência no registro dos feedbacks dos consumidores, dificultando a análise dos pontos fortes e fracos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (76 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompras onlinept_BR
dc.subjectDoenças - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19 (doença)pt_BR
dc.titleO novo mundo de compras online : uma análise de empresas entrantes no mercado livrept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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