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dc.contributor.advisorGodoi, Ricardo Henrique Moretonpt_BR
dc.contributor.otherBorillo, Guilherme Cardoso, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorHoffmann, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-10T16:13:25Z
dc.date.available2023-04-10T16:13:25Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81953
dc.descriptionOrientador: Ricardo Henrique Moreton Godoipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Guilherme Cardoso Borillopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA qualidade do ar afeta diretamente a saúde humana, assim como impacta os recursos ambientais. Veículos automotores se despontam como uma fonte importante de poluição atmosférica, principalmente os usados para o transporte de cargas pesadas. Essa opção de transporte utiliza motor a Diesel devido sua maior relação carga/potência. Diante das significativas emissões de compostos poluentes gasosos e particulados por veículos movidos a diesel, buscou-se a combinação de novas tecnologias dos motores com regulamentações mais restritivas que estabelecesse limites de emissões para determinados compostos, além do desenvolvimento e da utilização de combustíveis alternativos. Neste estudo, buscou-se identificar e quantificar a emissão de compostos emitidos utilizando um motor EURO V regulamentado nacionalmente e equipado com sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Utilizando também um dinamômetro de bancada analisou-se especificamente hidrocarbonetos, óxidos de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, entre outros compostos, quando este motor utilizava diferentes combustíveis, desde diesel puro, até proporções de 8%, 15%, 50% e 75% de biodiesel de soja adicionado ao diesel padrão S10 (teor de enxofre menor que 10 ppm) e 100% de biodiesel de soja. O dinamômetro de bancada foi operado sob o modo transiente a fim de simular condições reais de funcionamento do motor para a identificação e quantificação dos gases emitidos. Para o acompanhamento das emissões usou-se o equipamento FTIR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy) acoplado ao escape do motor. Os dados de concentração de cada composto foram tratados individualmente e subsequentemente avaliados pelo método estatístico ANOVA afim de avaliar se as diferenças das emissões eram significativas. Os resultados indicaram que os parâmetros físico-químicos dos combustíveis afetam diretamente a qualidade da emissão de poluentes. Além disso, a utilização do biocombustível B100 (100% de biodiesel) incrementou as emissões de alguns hidrocarbonetos, além de amônia e CO2. Enquanto que para o diesel S10 observou-se o aumento significativo nas emissões de NO2.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAr - Qualidadept_BR
dc.subjectAr - Poluiçãopt_BR
dc.subjectCombustiveis para motorespt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.titleEmissões gasosas de um motor Euro V em bancada utilizando diversas proporções de diesel - biodieselpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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