dc.contributor.advisor | Godoi, Ricardo Henrique Moreton | pt_BR |
dc.contributor.other | Borillo, Guilherme Cardoso, 1990- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Hoffmann, Camila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T16:13:25Z | |
dc.date.available | 2023-04-10T16:13:25Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81953 | |
dc.description | Orientador: Ricardo Henrique Moreton Godoi | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Guilherme Cardoso Borillo | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A qualidade do ar afeta diretamente a saúde humana, assim como impacta os recursos ambientais. Veículos automotores se despontam como uma fonte importante de poluição atmosférica, principalmente os usados para o transporte de cargas pesadas. Essa opção de transporte utiliza motor a Diesel devido sua maior relação carga/potência. Diante das significativas emissões de compostos poluentes gasosos e particulados por veículos movidos a diesel, buscou-se a combinação de novas tecnologias dos motores com regulamentações mais restritivas que estabelecesse limites de emissões para determinados compostos, além do desenvolvimento e da utilização de combustíveis alternativos. Neste estudo, buscou-se identificar e quantificar a emissão de compostos emitidos utilizando um motor EURO V regulamentado nacionalmente e equipado com sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Utilizando também um dinamômetro de bancada analisou-se especificamente hidrocarbonetos, óxidos de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, entre outros compostos, quando este motor utilizava diferentes combustíveis, desde diesel puro, até proporções de 8%, 15%, 50% e 75% de biodiesel de soja adicionado ao diesel padrão S10 (teor de enxofre menor que 10 ppm) e 100% de biodiesel de soja. O dinamômetro de bancada foi operado sob o modo transiente a fim de simular condições reais de funcionamento do motor para a identificação e quantificação dos gases emitidos. Para o acompanhamento das emissões usou-se o equipamento FTIR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy) acoplado ao escape do motor. Os dados de concentração de cada composto foram tratados individualmente e subsequentemente avaliados pelo método estatístico ANOVA afim de avaliar se as diferenças das emissões eram significativas. Os resultados indicaram que os parâmetros físico-químicos dos combustíveis afetam diretamente a qualidade da emissão de poluentes. Além disso, a utilização do biocombustível B100 (100% de biodiesel) incrementou as emissões de alguns hidrocarbonetos, além de amônia e CO2. Enquanto que para o diesel S10 observou-se o aumento significativo nas emissões de NO2. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ar - Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Ar - Poluição | pt_BR |
dc.subject | Combustiveis para motores | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Motor diesel | pt_BR |
dc.title | Emissões gasosas de um motor Euro V em bancada utilizando diversas proporções de diesel - biodiesel | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |