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dc.contributor.advisorGodoi, Ana Flavia Locateli, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherVaz, Ana Claudia Nüernbergpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorSchultz, Naiana Orthpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-10T12:27:13Z
dc.date.available2023-04-10T12:27:13Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81939
dc.descriptionOrientador: Ana Flávia Locateli Godoipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Ana Claudia Nüernberg Vazpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se ao desenvolvimento de atividade de vermicompostagem em uma escola pública da cidade de Curitiba, concentrando o trabalho principalmente com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Essa atividade tem como objetivo proporcionar uma alternativa para a destinação dos resíduos da cozinha da escola e principalmente capacitar os alunos com os conceitos dessa prática, já que figura como dever do município e dos indivíduos dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. As atividades na escola se estenderam por aproximadamente três meses e envolveram alunos, professores e funcionários da escola. De forma a objetivar o processo de aprendizagem, inicialmente os alunos também responderam a um questionário contendo perguntas sobre práticas e conceitos relacionados ao meio ambiente. Em seguida, foram inseridas duas vermicomposteiras na escola de forma que os alunos pudessem trabalhar diretamente com elas. Também foi desenvolvida uma atividade lúdica de caça ao tesouro para despertar o interesse por essa prática. Após a montagem da vermicomposteira com o auxílio dos alunos foi feita a alimentação semanal para que eles pudessem visualizar o processo por completo e tirar as dúvidas. Nessa fase os alunos demonstraram bastante curiosidade e interesse. O método utilizado da vermicomposteira foi o método de fundo de barras para que os estudantes pudessem visualizar o húmus pronto em um curto período de tempo. Também foi feita a trituração dos resíduos antes de inseri-los na vermicomposteira, de modo a acelerar o processo de digestão pelas minhocas e possibilitar que os alunos visualizassem o resultado final dentro do cronograma desse projeto. Após algumas semanas de alimentação da vermicomposteira, as atividades foram encerradas com a aplicação de um questionário final sobre os conhecimentos que haviam sido obtidos e com a apresentação do método de baldes para vermicompostagem, sendo uma alternativa mais simples do que a vista na escola, porém mais demorada. As respostas aos questionários mostraram que os alunos compreenderam grande parte do que foi abordado, mas tiveram mais interesse nas atividades lúdicas. Nessa oportunidade também foram recapitulados conceitos e informações que haviam sido passadas durante as atividades anteriores. Para finalizar, foi feito um encontro com os funcionários da cozinha e da limpeza de escola, no qual o processo de vermicompostagem foi apresentado e explicado, mostrando seu funcionamento, a importância da atividade e quais os resíduos que podem ser inseridos na vermicomposteira. Os funcionários se dispuseram a manter a prática na escola e também utilizar o húmus como adubo. Acredita-se que essa última atividade seja tão importante quanto as outras pois são esses funcionários que podem dar continuidade a atividade na escola, fazendo com que grande parte do resíduo gerado na cozinha seja vermicompostopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos industriaispt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectVermicompostagempt_BR
dc.titleVermicompostagem em escola pública de ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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