Avaliação da poluição sonora na reestruturação de vias na cidade de Curitiba-PR
Resumo
Como toda grande capital em desenvolvimento, o município de Curitiba se enquadra entre as cidades que mais cresceram em população nas últimas décadas, sendo que áreas antes pouco habitadas tornaram-se cada vez mais ocupadas. Com isso agrega à sua vida a poluição sonora caracterizada pelo ruído urbano. O presente estudo tem por objetivo estudar o impacto ambiental sonoro gerado pelo tráfego rodoviário, através de medições in situ e mapeamento acústico, em regiões que receberam alteração de infraestrutura, tais como revitalização de vias e construção de trincheiras. Além disso, esse estudo mostra a comparação entre a situação anterior e posterior as intervenções. A coleta de dados para a situação anterior à reestruturação nas regiões foi realizada pelo Laboratório de Acústica Ambiental, Industrial e Conforto Acústico (LAAICA), da UFPR, no ano de 2011. Para avaliar a situação posterior foram seguidas as seguintes etapas: 1) definição dos locais avaliados; 2) reconhecimento das fontes de ruído presentes nos locais; 3) coleta de dados em campo; 4) tabulação dos dados coletados; 5) elaboração do mapeamento acústico; 6) comparação dos resultados nas duas situações: pré-obra e pós-obra; e 7) avaliação conclusiva. As regiões avaliadas neste estudo foram nomeadas segundo o Programa Pró-Cidades, responsável pelas intervenções no município de Curitiba, e são: Avenida Fredolin Wolf, Trincheira Chile e Trincheira Gustavo Rattman. Para caracterizar a poluição sonora nas regiões foram realizadas no total 23 e 28 medições de níveis sonoros anteriores e posteriores às reestruturações, respectivamente. As medições foram realizadas conforme recomendações da norma NBR 10151/2000 e a elaboração dos mapas acústicos foi feita através do software Predictor 8.11. As medições e os mapas de ruído apresentados indicam que as regiões já estavam poluídas acusticamente na situação pré-obra, e hoje, com o aumento do número de veículos em circulação nas regiões, os impactos ambientais ocasionados pelo ruído rodoviário são ainda mais agravantes. Sendo assim, é necessário um planejamento urbano de cada região a fim de implantar medidas mitigatórias (Ex. redução de velocidade, diminuição do tráfego de veículos pesados, manutenção do pavimento, entre outros) para combater o ruído de maneira eficiente.
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- Engenharia Ambiental [187]