O sistema de seleção unificada (SISU) na UFPR Setor Litoral : implementação, sustentação e comparações
Resumo
Resumo: O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi implementado como uma opção de ingresso na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Litoral a partir do ano de 2015. A UFPR - Setor Litoral oferta, em média, 20% das vagas totais de seus cursos de graduação para ocupação pelo SiSU. E, para uma melhor distribuição de vagas dos cursos pelo setor estudado, é necessário compreender se essa política pública contribuiu para o ingresso e a permanência dos estudantes nos cursos de graduação no referido corpus e analisar a evasão e a ocupação dessas vagas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de implementação do SiSU e os seus desdobramentos nos cursos de graduação na UFPR - Setor Litoral em comparação ao vestibular no período de 2015 a 2019. Para a pesquisa, foi adotado o estudo de caso, com pesquisas bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa com coleta de dados junto ao Núcleo de Concurso da UFPR (NC-UFPR) e ao Sistema de Informação para o Ensino (SIE), que possuem as informações dos ingressantes por meio do SiSU e do processo seletivo (vestibular) da UFPR. Foi percebido que, apesar de democratizar o acesso ao curso superior, não resolveu o problema de ocupação das vagas. Abstract: The Unified Selection System (SiSU) was implemented as an option foradmission to UFPR Setor Litoral as of 2015. UFPR Setor Litoral offers an average of20% of the total vacancies of its undergraduate courses for occupation by SiSU. Andfor a better distribution of vacancies of the courses by the studied campus, it isnecessary to understand if this public policy contributed for the entrance andpermanence of the students in the graduation courses of the UFPR Setor Litoral, toanalyze the evasion and the occupation of the vacancies. As a general objective toanalyze the process of implementation of SiSU and its consequences inundergraduate courses at UFPR Setor Litoral compared to the entrance exam in theperiod from 2015 to 2019. For the research, the case study was adopted, withbibliographic and documentary research, with a qualitative approach with datacollection from the UFPR Contest Nucleus (NC-UFPR), the Education InformationSystem (SIE) that have information on newcomers through SiSU and the UFPRselection process (vestibular). It was noticed that despite democratizing access tohigher education, it did not solve the problem of occupying vacancies.
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