dc.contributor | Baptista, Selma | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia | pt_BR |
dc.creator | Esmanhoto, Patricia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T19:41:48Z | |
dc.date.available | 2023-09-28T19:41:48Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81832 | |
dc.description | Orientadora: Selma Baptista | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 222-234 | pt_BR |
dc.description | Falta a página 84 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente dissertação propõe uma análise antropológica das representações de família e de nação - tendo como eixo o processo de modernização no Brasil - em filmes de ficção realizados em momentos históricos distintos, dentro de um período de vinte anos. Essa análise pretende evidenciar o movimento dinâmico, instável e não linear de representações tradicionais e modernas no processo de identificação individual e coletivo, em virtude da situação e/ou passagem dos sujeitos por diferentes temporalidades históricas presentes na sociedade. Tal movimento localiza a reatualização das representações nas fronteiras culturais, nas quais a negociação e tradução das diferenças, resultantes dos confrontos entre estas, estabelecem um hibridismo cultural que leva à superação das representações originais ou iniciais em favor da emergência de "novas" representações. Por outro lado, o trabalho revela que uma "energia utópica" continua presente nas representações de família e de nação, alimentando um projeto unificador da ideia de nação capaz de promover a igualdade, a liberdade e a felicidade humanas. O paradigma político do projeto utópico defendido na década de 70 (e mesmo na de 80), no entanto, estaria sendo substituído ou, pelo menos, suplantado, na modernidade brasileira dos anos 90, pelo paradigma ético-estético. | pt_BR |
dc.format.extent | 234f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Cinema na etnologia | pt_BR |
dc.subject | Antropologia urbana | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.title | Imagem e representação : cinema e antropologia : uma etnografia do pensamento moderno | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |