Imagem e representação : cinema e antropologia : uma etnografia do pensamento moderno
Resumo
Resumo: A presente dissertação propõe uma análise antropológica das representações de família e de nação - tendo como eixo o processo de modernização no Brasil - em filmes de ficção realizados em momentos históricos distintos, dentro de um período de vinte anos. Essa análise pretende evidenciar o movimento dinâmico, instável e não linear de representações tradicionais e modernas no processo de identificação individual e coletivo, em virtude da situação e/ou passagem dos sujeitos por diferentes temporalidades históricas presentes na sociedade. Tal movimento localiza a reatualização das representações nas fronteiras culturais, nas quais a negociação e tradução das diferenças, resultantes dos confrontos entre estas, estabelecem um hibridismo cultural que leva à superação das representações originais ou iniciais em favor da emergência de "novas" representações. Por outro lado, o trabalho revela que uma "energia utópica" continua presente nas representações de família e de nação, alimentando um projeto unificador da ideia de nação capaz de promover a igualdade, a liberdade e a felicidade humanas. O paradigma político do projeto utópico defendido na década de 70 (e mesmo na de 80), no entanto, estaria sendo substituído ou, pelo menos, suplantado, na modernidade brasileira dos anos 90, pelo paradigma ético-estético.
Collections
- Dissertações [38]