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    A antropologia pragmática em relação ao conhecimento do mundo segundo Immanuel Kant

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    R - D - LETICIA HELENA FERNANDES DE OLIVEIRA.pdf (1.053Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Oliveira, Letícia Helena Fernandes de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tratar a antropologia pragmática como um conhecimento do mundo (Weltkenntniß) desenvolvido por Immanuel Kant. A partir da análise do seu texto principal sobre antropologia, Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático (1798). A Antropologia kantiana, apesar do lugar secundário que lhe confere, possui uma posição demasiadamente relevante na filosofia do autor. A hipótese desse trabalho é de que no texto de 1798, a antropologia pragmática é, na realidade, um conhecimento do mundo (Weltkenntniß). Portanto, a presente pesquisa direciona seus esforços para a compreensão dessa proposta explicando primeiramente qual a relação do texto sobre geografia física com o texto da antropologia. No segundo capítulo, concentramos o texto na compreensão da psicologia empírica e como sua atmosfera foi decisiva para o começo da diferenciação entre ela e a antropologia pragmática. No último capítulo, o trabalho lida com a antropologia pragmática e suas implicações para os diversos sentidos de pragmático, visando compreender como conceito de conhecimento do mundo (Weltkenntniß) se consolida na antropologia e encontra sua expressão na educação.
     
    Abstract: The present work aims to treat pragmatic anthropology as a knowledge of the world (Weltkenntniß) developed by Immanuel Kant. From the analysis of his main text on anthropology, Anthropology from a Pragmatic Point of View (1798). Kantian anthropology, despite the secondary place it is given, has an extremely relevant position in the author's philosophy. The hypothesis of this work is that in the 1798 text, pragmatic anthropology is, in reality, a knowledge of the world (Weltkenntniß). Therefore, this research directs its efforts to understand this proposal, first explaining the relationship between the text on physical geography and the text on anthropology. In the second chapter, we focus the text on understanding empirical psychology and how its atmosphere was decisive for the beginning of the differentiation between it and pragmatic anthropology. In the last chapter, the work deals with pragmatic anthropology and its implications for the various meanings of pragmatic, aiming to understand how the concept of world knowledge (Weltkenntniß) is consolidated in anthropology and finds its expression in education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81797
    Collections
    • Dissertações [193]

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