Conhecereis a verdade e a verdade vos elegerá : uma análise dos discursos políticos em cultos pentecostais durante o período eleitoral de 2020
Abstract
Resumo: Um dos slogans de Jair Messias Bolsonaro (PL) na campanha presidencial de 2018, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (BÍBLIA, 2001), serviu para aproximar o então candidato do eleitor evangélico, determinante para o resultado daquele pleito (ALVES, 2018). Estratégia executada para aproveitar a homogeneidade desse grupo, ainda mais evidente no meio pentecostal (FERREIRA; FUKS, 2021), cujos(as) líderes se beneficiariam dos altos índices de frequência e ocupação dos cultos para otimizarem campanhas eleitorais de candidatos(as) vinculados(as) às igrejas onde atuam. Mas o ingresso desses religiosos na política partidária não é recente. Isso já foi explicitado por diversos(as) pesquisadores(as) a partir da redemocratização do Brasil (CAMURÇA, 2013, 2019; NETO, 2019; PRANDI et al., 2019; CUNHA, 2019, 2020) e, em especial, durante a Assembleia Constituinte de 1988 (SAQUETTO, 2007; MARIANO, 2011), quando líderes pentecostais deram início ao projeto político que propuseram para o país (MACEDO; OLIVEIRA, 2008). Desde então, o número de candidatos(as) vestidos(as) com o ethos dessa religião aumenta concomitantemente ao protagonismo da Frente Parlamentar Evangélica [FPE] na Câmara dos Deputados, demonstrando a necessidade de se estudar campanhas eleitorais pautadas por costumes e corporativismo eclesiástico. Para melhor compreendê-las, esse trabalho analisou cultos realizados durante o pleito de 2020 com o propósito de detectar, aferir e organizar as estratégias discursivas utilizadas na conquista do voto pentecostal. Para isso, foram selecionadas como campo de coleta de amostragem cinco igrejas curitibanas cujos candidatos se destacaram em recursos empregados e votos recebidos para a Câmara Municipal da capital paranaense. Devido a pandemia de Covid-19 e a inexistência de uma vacina que combatesse o vírus à época, os encontros foram assistidos nos canais de Youtube dos templos. A base metodológica que deu suporte ao estudo foi a Semiolinguística de Charaudeau (2005, 2006) e o seu contrato de comunicação, que confirmaram condutas políticas e hipóteses conexas a essa nova forma de fazer religião, que sacralizou o voto ao usar da fé para postular candidatos(as) a cargos públicos. Enquanto líderes religiosos apresentaram o ethos de chefe através de um falar forte e delocutivo, usado para aconselhar eleitoralmente seus/suas fieis em nome de Jesus Cristo (PREUSS, 2015); candidatos(as) construíram seus ethé e pathé com virtude, caráter e crenças partilhadas para se aproveitarem da unidade do grupo, cada vez mais ligado ao fundamentalismo (SIGNATES, 2020) por tornar inimigas outras formas de ver o mundo. Essa dissertação pretende contribuir, assim, para o debate sobre a participação dessas lideranças na política partidária de um Estado laico imerso em uma transição religiosa (ALVES, 2018), que em breve fará do evangelismo a religião com o maior número de filiações no Brasil. Abstract: One of Jair Messias Bolsonaro (PL) slogans in the 2018 presidential campaign, "you will know the truth and the truth will set you free" (BÍBLIA, 2001), helped to bring the then candidate closer to the evangelical voters, wich were decisive at that election (ALVES, 2018). Strategy implemented to take advantage of the group homogeneity, even more evident in the pentecostal branch (FERREIRA; FUKS, 2021), whose leaders benefit from the high services attendance rates and occupancy to optimize the electoral campaigns of their candidates. But the access of pentecostal religion into party politics is not recent. This has already been explained by several researchers since the Brazil’s redemocratization (CAMURÇA, 2013, 2019; NETO, 2019; PRANDI et al., 2019; CUNHA, 2019, 2020) and, in particular, during the Constituent Assembly of 1988 (SAQUETTO, 2007; MARIANO, 2011), when its leaders began their political project (MACEDO; OLIVEIRA, 2008). Since then, the number of candidates dressed into the religion ethos has increased concomitantly with the number of pentecostal congresswomen and congressmen in the Chamber of Deputies, demonstrating the need to study electoral campaigns guided by morality and ecclesiastical corporatism. To better understand them, this study analyzed services held during the 2020 election in order to detect, assess and organize the discursive strategies used to win pentecostal votes. To achive this, five churches in Curitiba were selected as field sampling because their candidates stood out in terms of resources employed and votes conquered at the City Council’s race. Due to the Covid-19 pandemic and the lack of a vaccine to fight the virus at the time, the services were watched on the temples’ YouTube channels. The methodology that supported this study was the Semiolinguistics of Charaudeau (2005, 2006) and its communication contract. As a result, religious leaders presented a boss ethos and a strong and delocutionary speech, used to advise their followers in the name of Jesus Christ (PREUSS, 2015. Candidates, in turn, built their ethé and pathé with virtue, character, and shared beliefs to take advantage of the unity of the group, increasingly linked to fundamentalism (SIGNATES, 2020) by making enemies other ways of seeing the world. This work intends to contribute, therefore, to the debate of these leaders entry in the party politics of a secular State immersed in a religious transition (ALVES, 2018), which will soon make evangelism the religion with the highest number of affiliations in Brazil.
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