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dc.contributor.advisorSantos Filho, Mauro Lacerda, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPEpt_BR
dc.creatorMoreira, Amacin Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T18:55:01Z
dc.date.available2025-04-09T18:55:01Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81728
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Mauro Lacerda Santos Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Defesa: Curitiba, 2002pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 102-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: A análise de estruturas existentes, independente da sua idade e de seu estado físico, tem sido feita, de modo geral, por meio de inspeções visuais e ensaios amostrais para a avaliação dos materiais. Por outro lado, a determinação da capacidade de carga utiliza os coeficientes parciais de segurança, como feito nos projetos destas estruturas. Esse modelo de análise determinística verifica se a estrutura é segura ou não, porém não permite o conhecimento do nível de segurança em que a estrutura efetivamente se encontra, bem como a consideração de danos presentes. Este trabalho apresenta uma metodologia para avaliar as condições atuais de pontes de concreto em placas, a partir de um método probabilístico, prevendo a probabilidade de falha da estrutura nos estados limites últimos e considerando as informações adquiridas nas inspeções visuais e nos ensaios dos materiais . Nesse contexto, desenvolveu-se um algoritmo computacional para aplicação nos estudos de caso, a avaliação das placas de concreto que compõem o tabuleiro das Pontes da Refinaria Getúlio Vargas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The analysis of existing structures, independent its lifetime and conditions, are carried out by visual inspections and material testing. However, the determination of the load capacity uses the load and resistance factors to introduce safety. This deterministic model checks whether the structure is safe or not. However, the safety level is not evaluated, nor are, the effects of existing damage. This work proposes a method for evaluating the current state of concrete bridges using a reliability method which estimates the probability of failure of the structure working at the limit states, and also materials testing and visual inspection. The propose method is applied at concrete bridges of the Getulio Vargas refinery.pt_BR
dc.format.extent132f. : il. [algumas color.], tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPontes de concretopt_BR
dc.subjectConfiabilidade (Engenharia)pt_BR
dc.subjectEngenharia de Materiais e Metalurgiapt_BR
dc.titleMetodologia para avaliação de estruturas de pontes usando a teoria de confiabilidade : estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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