Identificação e análise de linchamento virtual em redes sociais digitais : um estudo sobre Karol Conká no Twitter
Resumo
Resumo : As Redes Sociais Digitais têm se apresentado como espaços de promoção ao Linchamento Virtual e incitação à violência ao permitirem que usuários externem opiniões de cunho discriminatório. A popularização do ciberespaço também abriu possibilidades para que antigos conflitos sociais se popularizassem e ganhassem força. Nas redes, a incivilidade e o desrespeito são fenômenos recorrentes e representam um ataque à dignidade da pessoa e aos direitos fundamentais. Observar as reverberações que as ações no ciberespaço têm na vida cotidiana é fundamental para compreender como os ambientes físico e virtual estão entrelaçados e mutuamente implicados. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o emprego de técnicas de Gestão da Informação na identificação de Linchamento Virtual no Twitter. O presente estudo é capaz de fornecer diferentes perspectivas científicas sobre a aplicação da Gestão da Informação. Para tanto, analisa as postagens feitas na rede social digital Twitter por meio de uma abordagem multimetodológica. Quantitativa pela Análise de Sentimento e qualitativa pela Análise de Conteúdo. Desenvolve um fluxo elucidando as etapas de criação da base de dados, pré-processamento, processamento e pós-processamento dos dados coletados. Utiliza ferramentas como o Microsoft Excel® e Orange Data Mining nas etapas de pré e pós-processamento. A perspectiva de misturar a abordagem quantitativa da Análise de Sentimento com a qualitativa da Análise de Conteúdo mostrou-se eficiente para detectar casos de Linchamento Virtual. A Gestão da Informação, através de suas técnicas, deu subsídios para identificar, coletar, tratar e analisar dados quantitativos e qualitativos, e contribuiu na criação do fluxo de informação e na organização do conhecimento. Espera-se que as análises e discussões geradas pelo trabalho possam contribuir com os estudos de Linchamento Virtual em ambiente digital e encorajar futuras pesquisas.
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- Gestão da Informação [583]