Proposta de Chatbot para auxílio a matrículas da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo : A utilização de agentes conversacionais inteligentes para auxiliar no desenvolvimento e execução de tarefas em empresas e organizações e cada vez mais comum. O isolamento social ocorrido no contexto da pandemia de Covid-19 auxiliou na aceleração desse processo. Chatbots são ferramentas que podem interagir com os usuários e entender as mensagens em linguagem natural. Muitos benefícios são fornecidos pelo uso dessa tecnologia, sendo o mais importante a capacidade de responder rapidamente e interagir com vários usuarios ao mesmo tempo. Esta e uma excelente ferramenta para tirar dúvidas e orientar os usuários. Em busca de tais capacidades, este projeto propõe um chatbot para tirar dúvidas sobre matrículas para Universidade Federal do Paraná. Várias etapas foram realizadas no estudo, começando com a coleta das principais dúvidas dos alunos sobre as matrículas e o levantamento de informações necessárias para construir a base de conhecimento do assistente virtual, continuando com o desenvolvimento do chatbot e concluindo com testes funcionais e uma análise de aceitação da tecnologia. Como resultado, o estudo demonstrou que e possível utilizar o framework RASA, que possui código aberto e é gratuito, para desenvolver um chatbot, e que os alunos estão interessados e receptivos a nova tecnologia, que e tema atual e de grande relevância para o mercado tecnológico.
Collections
- Gestão da Informação [564]