• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Compreensão do Transtorno do Espectro Autista na psicologia analítica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RENATA SEFAS MAKHARE DA SILVA.pdf (2.104Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Silva, Renata Sefas Makhare da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este artigo tem como objetivo esboçar o mapeamento da produção acadêmica em Psicologia Analítica (P.A.) acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Especificamente, busca levantar as contribuições da P.A. para a compreensão do manejo terapêutico com crianças portadoras do TEA. Para tal, foi utilizado o modelo de revisão integrativa. A seleção dos artigos se deu a partir de textos embasados em contemplar a síntese dos tópicos relevantes com objetivo da pesquisa e a revisão integrativa ocorreu mediante a perspectiva teórica da P.A em correlação aos aspectos patológicos da síndrome, citação de autores e termos próprios da P.A. Os artigos analisados evidenciaram a importância de Michael Fordham para a psicologia do desenvolvimento. Os textos trouxeram contribuições de Fordham vinculadas a psicanálise Kleiniana, concepções de autores da teoria do apego, teoria relacional e das neurociências. A pesquisa revelou a escassez de literatura de produção sobre o TEA em conjunto com a P.A. Indicando a necessidade de desenvolvimento do tema em P.A.
     
    Abstract: This article aims to outline the mapping of academic production in Analytical Psychology (A.P.) about Autism Spectrum Disorder (ASD). Specifically, it seeks to raise the contributions of the P.A. for understanding the therapeutic management with children with ASD. For this, the integrative review model was used. The selection of articles was based on texts based on contemplating the synthesis of relevant topics for the purpose of the research and the integrative review took place through the theoretical perspective of AP in correlation with the pathological aspects of the syndrome, citation of authors and terms specific to AP. The analyzed articles showed the importance of Michael Fordham for developmental psychology. The texts brought Fordham's contributions linked to Kleinian psychoanalysis, conceptions of authors of attachment theory, relational theory and neurosciences. The research revealed the scarcity of production literature on TEA in conjunction with P.A. Indicating the need to develop the theme in P.A.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81598
    Collections
    • Dissertações [284]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV