Cognição social e funcionalidade psicossocial na esquizofrenia e no transtorno bipolar : a teoria da mente como chave para compreender disfunção na esquizofrenia
Resumo
Resumo: A esquizofrenia e o transtorno bipolar estão associados a prejuízos funcionais significativos e os tratamentos farmacológicos não trazem respostas efetivas para recuperação funcional dos pacientes. É sabido que alguns processos cognitivos estão envolvidos com prejuízos funcionais, e a cognição social tem sido estudada como um importante aspecto relacionado à funcionalidade em transtornos mentais. A teoria da mente (TOM) aparece como uma chave para entender os prejuízos de cognição social na esquizofrenia e no transtorno bipolar, mas as evidências sobre a relação entre esse processo e a funcionalidade psicossocial permanecem controversas. Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre teoria da mente e funcionalidade em esquizofrenia (SZ), transtorno bipolar (BD) e controles saudáveis (HC), e comparar TOM e prejuízos funcionais entre esses grupos, levantando a hipótese de que TOM está associada à funcionalidade psicossocial nos grupos clínicos. Um total de 208 participantes (HC n=69; BD n=89; SZ n=50) foram avaliados por meio das escalas Functional Assessment Short Test – FAST, Reading the Mind in the Eyes Test – RMET, Wechsler Abbreviated Scale for Intelligence – WASI e Hopkins Verbal Learning Test – revisado – HVLT-R. Comparações do escore RMET entre baixa e alta funcionalidade (FAST<11) e uma análise de regressão linear múltipla foram realizadas para cada grupo. Os resultados sugerem um desempenho inferior de TOM entre SZ com baixa funcionalidade psicossocial (U=35,5, p=0,022), e não foram encontradas diferenças significativas em BD ou HC. A análise de regressão múltipla revelou que a associação de TOM e funcionalidade psicossocial é observada apenas no SZ. Portanto, pode-se supor que a TOM é essencial para entender os prejuízos funcionais na esquizofrenia, mais do que no BD. Além disso, a TOM pode ser um alvo central nas estratégias de intervenção na SZ, resultando em melhora funcional dos prejuízos de vida diária que representam este transtorno. Abstract: Functional impairment is a common symptom in schizophrenia and bipolar disorder, and pharmacological treatments have limited functional recovery in both disorders. Social cognition, a cognitive process, has been associated to functioning in mental disorders. The theory of mind (TOM) is considered a key factor in understanding the social cognitive deficits in schizophrenia and bipolar disorder. Our study aims to investigate the relationship between TOM and functioning in schizophrenia (SZ), bipolar disorder (BD) and healthy controls (HC and compare TOM and functioning impairments between these groups. A total of 208 participants (HC n=69; BD n=89; SZ n=50) were evaluated with the Functioning Assessment Short Test – FAST, Reading the Mind in the Eyes Test – RMET, Wechsler Abbreviated Scale for Intelligence – WASI and the Hopkins Verbal Learning Test – revised – HVLT-R. Comparisons of RMET between low and high functioning and a multiple linear regression analysis were conducted for each group. Multiple regression analysis revealed that the association of TOM and psychosocial functioning is observed only in SZ. Participants with low functioning SZ show a lower TOM performance compared to participants with high functioning SZ (U = 35.5, p = 0.022). No significant associations were found in the other groups. TOM is essential to understand the functional impairment in schizophrenia, more than in BD. Furthermore, TOM may be a primary target for intervention strategies in improving functioning in SZ.
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