Educação não formal : sua importância, políticas públicas e panorama no litoral do Paraná
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento teórico, das políticas públicas e de três exemplos dentro do contexto da educação não formal. Esse modelo de educação ficou mais conhecido e estudado por volta de1980, isso se deu por diversas demandas na organização da sociedade. Por se tornar um complemento e um reforço do ensino formal e pela demanda social, a educação não formal começa a ocupar diferentes espaços e se torna política pública dentro do governo federal e estadual. No litoral do Paraná esse modelo de educação já acontece em diversas iniciativas, porém ainda continua como demanda a sua ampliação, a fim de contribuir com a melhor formação dos alunos e para uma melhor organização social da região. Os três espaços escolhidos para o estudo observativo estão em contextos e cidade diferentes. Uma proposta é de educação integral via Governo do Estado na cidade de Antonina-PR, a segunda é de contra turno para a educação infantil incentivado pelo Governo Federal e mantido pela prefeitura de Matinhos-PR e a terceira é um projeto de educação não formal via iniciativa privada em parceria com o terceiro setor para toda a comunidade de Morretes-PR.
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- Artes (Litoral) [134]