dc.contributor.advisor | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Elias Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T19:13:00Z | |
dc.date.available | 2023-03-07T19:13:00Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81446 | |
dc.description | Orientadora: Claudemira V. Gusmão Lopes | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Ao dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela diretora Nará Souza Oliveira no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos este estudo pretende contribuir com a discussão de raça e gênero na Educação do Campo. Nará é uma escritora premiada que escreve pelo prazer de escrever (FONTANINI, 2017). Seus personagens misturam ficção e realidade e falam de ancestralidade, cultura e das dores sofridas por negros e negras no Brasil durante e após a escravidão. Este trabalho está baseado numa entrevista, Nará elenca as atividades que desenvolveu entre os anos de 2013 a 2015 no Diogo Ramos para implementar as Leis nº 10.639/2003 e 11.645°2008. Dentre as estratégias usadas por ela destacamos a roda de conversa e a escuta respeitosa dos anciãos da comunidade antes de tomar decisões importantes na escola, como promover eventos ou trazer o movimento negro para debater com a escola e com a comunidade. A metodologia usada para desenvolver a pesquisa foi a entrevista estruturada e a pesquisa bibliográfica para realizar as discussões. A fala da Nará evidenciou a importância da figura de uma mulher negra empoderada para discutir raça e gênero em qualquer escola, mas principalmente nas escolas do campo, cuja proposta de ensino prevê a valorização dos saberes, da cultura e as tecnologias dos sujeitos do campo. Um campo onde vivem muitos negros e negras que mesmo depois da abolição, vivenciaram uma série de restrições nas condições de vida e estudo, permanecendo no meio rural trabalhando na agricultura. A população negra brasileira é muito presente no campo, não só em quilombos, caso de João Surá. Ao dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por Nará Souza Oliveira neste estudo espera-se ter demonstrado que é possível uma educação antirracista, sem preconceito de raça e de gênero nas escolas quilombolas e do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (31 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Minorias - Educação | pt_BR |
dc.subject | Quilombos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | O campo tem cor, raça e gênero no colégio estadual quilombola Diogo Ramos na gestão de Nará Oliveira | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |