Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChaves, Edilson Aparecido, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.creatorSilva, Tiago Vidal dapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T15:12:23Z
dc.date.available2023-03-01T15:12:23Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81359
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido Chavespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 14/12/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 240-262pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e estruturam nossas relações de poder, nesta pesquisa entende-se que é papel do Ensino de História discutir e problematizar a diversidade de orientação sexual e de gênero, mesmo que esta esteja presente no currículo e no livro didático de forma vaga. Como principal e às vezes o único suporte do trabalho docente, o livro didático se propõe a discutir a diversidade e as sexualidades para além da norma heterossexual? Esta questão se faz relevante, tendo em vista que por meio de suas narrativas o livro didático contribui na definição das identidades, na representação e visibilidade dos múltiplos sujeitos históricos, na desconstrução de preconceitos e na promoção do respeito à pluralidade. A pesquisa tem por objeto o livro didático de História (História, Sociedade & Cidadania, da editora FTD), aprovado no PNLD 2020 para os anos finais do ensino fundamental e distribuído em todas as escolas da rede estadual do Paraná e como metodologia a análise de conteúdo. Com base nos referenciais teóricos dos Estudos Queer, nas funções do livro didático apontadas por Alain Choppin e nas propostas pedagógicas discutidas por Tomaz Tadeu da Silva para se abordar a diferença na escola, este trabalho desenvolve a análise de conteúdos textuais dos capítulos, imagens, atividades e orientações do Manual do/a professor/a, em que se percebe a inexistência de problematização da norma (cisheteronormatividade) e a quase total ausência das sexualidades não hegemônicas no livro didático. Entendendo a necessidade de se trabalhar a temática nas aulas de História, bem como a carência de formação e de materiais para as/os professoras/es, a partir da análise foram desenvolvidas proposições didáticas com a utilização de fontes, resultando em um material didático, que pode ser utilizado em sala de aula, a fim de abordar, discutir e problematizar as questões de gênero e sexualidades com as/os estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to problematize the presence and/or absence of LGBTQIA+ identities in the History textbook. When considering that gender relations and how sexualities permeate society and structure our power relations, in this research, which is the role of contestable History Teaching and questioning sexual and gender orientation, even if our understanding is present in the curriculum and in the book vaguely didactic. As the main and sometimes the only support of teaching work, does the textbook propose to discuss diversity and sexualities beyond the heterosexual norm? This issue is relevant, considering that through its narratives the textbook contributes to the definition of identities, the representation and visibility of multiple historical subjects, the deconstruction of prejudices and the promotion of respect for plurality. The research has as its object the History textbook (História, Sociedade & Cidadania, from the publisher FTD), approved in the PNLD 2020 for the final years of elementary school and distributed in all schools in the state network of Paraná. contents. Based on the theoretical references of Queer Studies, on the functions of the textbook pointed out by Alain Choppin and on the pedagogical proposals discussed by Tomaz Tadeu da Silva to approach the difference in school, this work develops the analysis of textualcontent of the chapters, images, activities and guidelines of the teacher's manual, in which the absence of problematization of the norm (cisheteronormativity) and the almost total absence of non-hegemonic sexualities in the textbook is perceived. Understanding the need to work on the theme in History classes, as well as the lack of training and materials for teachers, based on the analysis, didactic propositions were developed using sources, resulting in didactic material, that can be used in the classroom, in order to approach, discuss and problematize gender and sexuality issues with students.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.titleCompreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples