Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrighetto, Renan, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorMagalhaes, Leandro Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T20:29:22Z
dc.date.available2023-02-16T20:29:22Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81212
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Renan Frighettopt_BR
dc.descriptionInclui anexospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 317-341pt_BR
dc.description.abstractResumo: As Trovas de Bandarra, escritas no século XVI por um sapateiro natural de Trancoso, é uma obra fundamental para o entendimento da constituição do messianismo português, em especial o inaugurado com o desaparecimento do rei D. Sebastião, na batalha de Alcácer Quibir. São muitos os trabalhos dedicados as Trovas, consideradas por alguns como a obra inaugural do sebastianismo, e por outros como profecias da Restauração Portuguesa. Procuramos, aqui, entender a obra de Bandarra em seu tempo e sociedade, como um contraponto à perspectiva literária e histórica que desconsidera seu contexto. Primeiramente, fez-se necessário atestar a autenticidade da obra e as interpolações realizadas posteriormente, sendo que, a partir daí, foi possível identificar os principais elementos abordados pelo autor, como a expansão ultramarina, a guerra contra os mouros no oriente, a problemática dos cristãos-novos e as alterações sociais presenciadas no reino. Entendemos a obra de Bandarra como parte de uma tradição profética lusitana que sofreu diversas influências. Este elemento, juntamente com os relacionamentos que o autor possuía tanto em Trancoso quanto em Lisboa, possibilitou a constituição de uma síntese religiosa cristã e judaica, erudita e popular, elementos que garantiram sua disseminação pelo reino e a vitalidade das Trovas de Bandarra.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Trovas are popular ballads. The Bandarra’s Trovas were written by a shoemaker from Trancoso in the 16th century, this literary composition is essential to understand the Portuguese messianic formation, specially the one inaugurated with the disappearance of the Kind D. Sebatião in the Alcácer Quibir battle. There are a lot of studies related to Trovas, some of them consider trovas the inaugural part of Sebastianism. On the other hand, others understand them as Portuguese restoration prophecies. In this dissertation Bandarra’s composition is understood according to its time and society, in opposition to a historical and literary perspective that ignores its context. First it’s necessary to verify the compositions truthfulness and the interpretations appeared subsequently. Then it was possible to identify the main elements approached by the author as the overseas expansion, the war against the Moors in the east, the New-Christians issue, and the social changes in the kingdom. Bandarra’s composition is understood as part of a prophetic Portuguese tradition that suffered several influences. This element and the relationships the author had in Trancoso as well as in Lisbon enabled the constitution of a religious synthesis (Christian, Jewish, erudite and popular). These elements were responsible for Bandarra’s Trovas dissemination and vitality in the kingdom.pt_BR
dc.format.extent[361]f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titlePoder e sociedade no reino de Portugal no século XVI : as trovas de Bandarrapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples