A figura complexa de Rey : comparação dos métodos de análise quantitativa tradicional de Taylor e de análise qualitativa de Loring na avaliação da memória visuoespacial em pacientes submetidos à lobectomia temporal anterior unilateral
Resumo
Resumo: A Figura Complexa de Rey (RCFT) foi desenvolvida por Rey em 1941 e avalia a cópia e memória de uma figura complexa. Os métodos de análise da RCFT de Taylor (Strauss,E. et al,2006;811-841) (18 items) e Loring (Loring,D.W. et al, Archives of Clinical Neuropsychology, 1988;3(3):239-247) (11 erros) estão entre os mais utilizados. O objetivo deste estudo é comparar estes dois métodos de análise e identificar a sensibilidade/especificidade de cada item/erro para diferenciar déficits de memória visuoespacial nos pacientes epilépticos. Este estudo prospectivo avaliou a cópia, memória imediata e memória tardia da RCFT em 36 pacientes esquerdos e 30 direitos com epilepsia temporal unilateral confirmada por registro de EEG de escalpo, Vídeo-EEG, RM e avaliação neuropsicológica, submetidos à Lobectomia Temporal Anterior (LTA) e avaliados entre os anos de 1996 e 2010 no HC UFPR (Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná). Cada item da análise quantitativa tradicional de Taylor e cada erro da análise qualitativa de Loring foi considerado separadamente de forma a detectar diferenças no desempenho dos pacientes com epilepsia do lobo temporal esquerda e direita. A média de anos após a LTA no momento da avaliação foi de 7,9±0,8 e a maioria (67,20%) dos pacientes estavam livre de crises (Engel 1a). Como esperado, os pacientes com LTA direita desempenharam significativamente pior do que os esquerdos na memória tardia (p=0,02) na análise quantitativa tradicional. Os itens 3 (p=0,034), 5 (p=0,002), 7 (p=0,006), 8 (p=0,028) and 9 (p=0,028) são os mais significativos para diferenciar lesões à esquerda e à direita. A análise qualitativa de Loring indicou que 80% dos pacientes com LTA direita apresentaram dois ou mais erros qualitativos, enquanto apenas 39% das LTA esquerdas. Os erros qualitativos 1 (p=0,009), 4 (p=0,003) e 10 (p=0,04) são os mais significativos. A sensibilidade da análise quantitativa de Taylor foi baixa para identificar corretamente déficits de memória visuoespacial no grupo LTA-D, porém a especificidade foi alta. A análise qualitativa de Loring mostrou maior sensibilidade para identificar corretamente comprometimento de memória visuoespacial no grupo LTA-D. Os resultados indicam que a análise detalhada de itens/erros específicos, nos dois métodos de análise, pode contribuir na diferenciação dos pacientes direitos e esquerdos. Novos estudos são necessários para determinar o melhor grupamento de itens de forma a aumentar a sensibilidade/especificidade. Abstract: Rey Complex Figure Test (RCFT) was designed by Rey in 1941 and tests copy and memory of a complex design. Taylor's (Strauss,E. et al,2006;811-841) (18 items) and Loring's (Loring,D.W. et al, Archives of Clinical Neuropsychology, 1988;3(3):239- 247) (11 errors) scoring systems of the RCFT are between the most used. The aim of this study is to compare these two scoring systems and identify the sensitivity/specificity of each item/error to differentiate visuoespacial memory deficit on epileptic patients. This prospective study revised the copy, immediate recall and delayed recall of the RCFT in 36 left and 30 right patients with unilateral temporal epilepsy confirmed by scalp EEG, video/EEG monitoring, MRI, and neuropsychological assessment, who have undergone Anterior Temporal Lobectomy (ATL) and were evaluated between 1996 and 2010 at the HC UFPR (University Hospital of the Federal University of Paraná). Each item of the Taylor's scoring system and each error of the Loring's scoring system was analyzed separately in order to detect differences between left and right temporal lobe epilepsy patients performance. The mean of years after ATL at the time of the assessment was 7,9±0,8 and the majority (67,20%) of the patients were free of seizures (Engel 1a). As expected, right ATL patients performed significantly worse then left on delayed memory (p=0,02) on traditional scoring. Items 3 (p=0,034), 5 (p=0,002), 7 (p=0,006), 8 (p=0,028) and 9 (p=0,028) are the most significant to differentiate left and right lesions. Loring's analysis suggested that 80% of the right ATL patients presented two or more errors on qualitative system, whereas only 39% of the left ATL. The qualitative errors 1 (p=0,009), 4 (p=0,003) and 10 (p=0,04) are the most significant. The sensitivity of the Taylor's scoring system was low to correctly identify visuoespacial memory deficit on right temporal lobe patients, however, the specificity was high. Loring's scoring system showed higher sensitivity to correctly identify visuoespacial memory deficit on right temporal lobe patients. The results suggested that a detailed analysis of specific items/errors, on both scoring systems, might help to differentiate right and left patients. Further studies are needed to determine better clustering of items to increase sensitivity/specificity.
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