• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação clínica por enfermeiros : desenvolvimento de e-book

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LARYSSA SAMPAIO SILVA.pdf (4.816Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Silva, Laryssa Sampaio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa trata da criação de e-book para subsidiar a avaliação clínica realizada por enfermeiros a pacientes hospitalizados. A tecnologia desenvolvida contempla estrutura teórica, pautada em evidências científicas e no conteúdo, já validado, da série de aplicativos móveis, AVALIA TIS. Como método, seguiram-se os moldes da pesquisa metodológica, desenvolvida em duas fases: (I) exploratória que constituiu três etapas: revisão de literatura, desenvolvimento e aplicação de questionário a enfermeiros da prática assistencial; (II): criação do e-book, com seis etapas: definição do conteúdo; definição do editor de texto; seleção de imagens e produção vídeos; editoração do e-book; revisão do e-book; e edição final e-book. Como resultado, obteve-se e-book intitulado AVALIA TIS: avaliação clínica por enfermeiros, que aborda os principais conceitos da primeira etapa do processo de enfermagem e contém orientações para a prática destes profissionais. Esta tecnologia serve como ferramenta para educação em serviço de média complexidade, desenvolvida com apoio de outras áreas do conhecimento para o design, produção de vídeo e editoração de texto. A característica inovatória se pauta no conteúdo estruturado com informações e conhecimentos da avaliação clínica específica do enfermeiro centrada em subsídios para o cuidado e processo de enfermagem, com a inclusão de vídeos educativos, imagens referentes às manobras propedêuticas, instrumentos e escalas utilizados na avaliação. De abrangência nacional, tem impacto científico, social e na educação, com contribuição de novos conhecimentos para a área de enfermagem, assistência baseada em evidências, educação em serviço e formação de profissionais de enfermagem.
     
    Abstract: The study focuses on the development of an e-book to assist nurses in their clinical assessments of hospitalized patients. The technologies developed includes a theoretical framework based on empirical data and the already verified content of the AVALIA TIS series of mobile applications. The methodological research was used as a method, and it was developed in two stages: (I) exploratory in three stages: literature review, development, and application of a questionnaire to nurses in care practice; II) development of the e-book, with six stages: content definition; text editor definition; images selection and video production; editing of the e-book; e-book review; and final e-book edition. As a result, an e-book entitled "AVALIA TIS: Avaliação clínica por enfermeiros" was obtained, which addresses the main concepts of the first stage of the nursing process and includes guidelines for these professionals' practice. This technology is a medium-complexity in-service education resource developed with the assistance of other areas of knowledge for design, video production, and text publishing. The innovative characteristic is that the content is organized with information and knowledge of the specific clinical evaluation of nurses centered on subsidies for nursing care and process, with the inclusion of educational videos, and images referring to propaedeutic maneuvers, instruments, and scales used in the evaluation. It has a national impact and affects science, society, and education through the inclusion of new knowledge to the nursing field, evidence-based care, in-service training, and nursing professional development.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81089
    Collections
    • Dissertações [341]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV