Como fazer música independente no Brasil : produção musical, arte e política na trajetória de Francisco Mário (1978-1988)
Resumo
Resumo: O objetivo desta tese é analisar diferentes facetas da produção musical independente brasileira entre o final da década de 1970 e durante a década de 1980 através da trajetória artística do cantor, compositor e violonista mineiro Francisco Mário (1948-1988). O músico desenvolveu uma produtiva carreira artística entre o lançamento de seu primeiro disco, Terra, em 1979, até o seu precoce falecimento em 1988. Nesse período, gravou oito discos em menos de dez anos e lançou cinco deles em vida, todos eles produzidos por conta própria, à margem das grandes companhias fonográficas. Além disso, o músico dedicou boa parte da sua trajetória à defesa da produção musical independente, auxiliando na organização de associações de músicos independentes e inclusive escrevendo um livro sobre o tema. Publicado em 1986, Como fazer um disco independente contém um ensaio crítico sobre a história e os significados da produção musical independente no Brasil, um catálogo dos lançamentos discográficos na área até a data de sua publicação e uma série de dicas de como o artista poderia produzir sua obra por conta própria. Essa dedicação à música independente também levou Francisco Mário a desenvolver uma leitura crítica da realidade brasileira marcada pela transição entre a ditadura militar e um novo contexto democrático, relacionando sua obra musical e seu engajamento na produção independente às lutas políticas e à resistência cultural do período da Abertura política. Analisando um conjunto variado de fontes, formado principalmente pela obra musical do artista e pelas publicações da imprensa da época, a tese aborda, em capítulos diferentes, três dimensões da trajetória artística de Francisco Mário. O primeiro capítulo está relacionado à produção musical de maneira mais estrita, problematizando as diferentes estratégias desenvolvidas pelo músico para viabilizar a produção de sua discografia e como ele compreendia a sua posição dentro do "esquema fonográfico independente" que se disseminava a partir do final da década de 1970. O segundo capítulo refere-se especialmente aos desdobramentos políticos da trajetória do artista, com destaque para a análise de seus vínculos com a noção de resistência cultural e também de como ele e outros músicos independentes criaram organizações coletivas para defenderem seus interesses. Por fim, o terceiro capítulo efetua uma análise das obras musicais de Francisco Mário (divididas entre canções e músicas instrumentais), desenvolvendo uma abordagem histórica das composições e dos discos do artista que leva em conta aspectos musicais, sem tratar-se, no entanto, de uma análise propriamente musicológica. Assim, entrelaçando as três dimensões mencionadas (produção musical, arte e política), a tese procura demonstrar a relevância da trajetória artística de Francisco Mário para a compreensão das diferentes nuances que marcaram a produção musical independente brasileira na transição entre as décadas de 1970 e1980. Abstract: In this dissertation, we investigate the different facets of Brazilian independent music production from the late 1970s to the 1980s through the analysis of the artistic career of the singer, composer, and guitarist from Minas Gerais (Brazil), Francisco Mário (1948-1988). The musician had a productive artistic career from the release of his first record, Terra [Earth], in 1979, until his untimely death in 1988. In this period, the artist recorded eight albums in less than ten years and released five of them during his lifetime, all produced by him, outside of the major record companies. Besides that, the musician dedicated much of his career to defending independent music production, helping to organize associations of independent musicians, and even writing a book on the subject. Published in 1986, Como fazer um disco independente [How to make an independent album] includes a critical essay on the history and significance of independent music production in Brazil. It is a catalog of the independent discographic released up to its publishing, giving some tips on how artists could produce their work independently. This dedication to independent music also made Francisco Mário develop a critical understanding of the Brazilian reality marked by the transition from a military dictatorship to a new democratic context. This understanding led him to relate his musical work and his commitment to independent production to the political struggles and cultural resistance of the political democratic opening period. Analyzing a varied set of sources, composed mainly of his musical work and press publishing of the time, three dimensions of Francisco Mario’s artistic career is addressed in the dissertation. The first chapter focuses on artist’s musical production, problematizing the different strategies he developed to produce his discography. It also addresses how he understood his position within the "independent phonographic scheme" disseminated from the late 1970s on. The second chapter refers mainly to the political unfolding of the artist’s career, emphasizing the analysis of his connections with the notion of cultural resistance and also how he and other independent musicians created collective organizations to defend their interests. Finally, in the third chapter, Francisco Mario’s works (songs and instrumental music) are analyzed through a historical approach to his compositions and records, considering musical aspects, without, however, being a musicological analysis. Therefore, interweaving the three dimensions mentioned (musical production, art, and politics), the dissertation seeks to demonstrates the relevance of his artistic career to understand the different nuances that marked the Brazilian independent musical production from the late 1970s to the 1980s.
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- Teses [157]