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    A floresta como instrumento de educação ambiental : Projeto Floresta-Escola da Universidade Federal do Paraná

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    R - T - TATIANE LIMA HO.pdf (5.570Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Ho, Tatiane Lima
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A relação distante do homem com a floresta, gera uma desconexão com os processos e ciclos da natureza, necessitando de estratégias para fortalecer esse vínculo, como atividades de educação ambiental em uma floresta. Quando o contato com a floresta é iniciado na infância, possibilita a construção de valores em relação à natureza. Para tornar um conhecimento ambiental consciente, são necessárias experiências que estimulem o resgate das informações armazenadas na memória para torná-las perceptíveis no presente. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a inserção do papel da floresta no âmbito da pesquisa científica em educação ambiental, tendo como experiência a ação do Projeto Floresta-Escola realizado na Universidade Federal do Paraná. Para isso, foi analisado o panorama geral das pesquisas científicas sobre as atividades de educação ambiental relacionadas à floresta, por meio da caracterização bibliométrica nas principais bases indexadoras. Foi verificada e analisada a base histórica do Projeto Floresta-Escola ao longo dos 11 anos de atuação e proposto uma metodologia que compreende estudos sobre o comportamento humano para tornar mais efetivas as atividades de educação ambiental, utilizando como estudo de caso a atividade Trilha da Floresta, do Projeto Floresta-Escola. Em relação à bibliometria, os trabalhos filtrados resultaram em 102 artigos, dos quais, foi possível fazer a análise metodológica de 62. Foram encontrados artigos de 37 países e 274 autores diferentes. Em relação à metodologia, a floresta é geralmente utilizada em atividades não formais de ensino, em estudos com foco em percepção e sensibilização ambiental, em práticas de campo, trilhas interpretativas guiadas e autoguiadas. Mais de 50% dos artigos não justificam o método aplicado e vários trabalhos mostram falhas metodológicas que inviabilizam sua replicação. Na análise do Projeto Floresta-Escola, a abordagem foi a educação ambiental não formal e a técnica principal de interpretação ambiental utilizada foi a trilha interpretativa guiada. O projeto abrangeu 6.842 estudantes da educação básica do município de Curitiba e região Metropolitana, a partir de 232 atividades desenvolvidas com 101 escolas diferentes, além da participação de 99 acadêmicos que atuaram como monitores do projeto ao longo do tempo. Na atividade Trilha da Floresta, foram abordados aspectos da flora, fauna, solo, água e a percepção dos sentidos dos estudantes em relação à floresta. Já na análise das técnicas científicas, foi proposta uma sequência metodológica para a construção dos objetivos, da abordagem e do conteúdo em atividades de educação ambiental. A técnica foi ajustada para a atividade Trilha da Floresta, para ter maior clareza dos objetivos, características do público-alvo e ajustar o roteiro com a técnica do storytelling, explorando o sentir, pensar, analisar, focalizar, compreender e aplicar, incluindo a ideia da percepção espacial do ambiente, princípios da interpretação ambiental e valores naturais. Conclui-se que foi possível ter um panorama das pesquisas da área, verificar a ação do Projeto Floresta-Escola como propulsora da educação ambiental a partir do contato dos estudantes com a floresta. Foi possível verificar as diferentes linhas metodológicas de assimilação do conhecimento, adaptar e correlacionar com projetos de educação ambiental, utilizando como exemplo a atividade não formal Trilha da Floresta do Projeto Floresta-Escola.
     
    Abstract: The distant relationship between man and the forest generates a disconnection with the processes and cycles of nature, requiring strategies to strengthen this bond, such as environmental education activities in a forest. When contact with the forest begins in childhood, it enables the construction of values in relation to nature. In order to make environmental knowledge conscious, experiences are needed that stimulate the retrieval of information stored in memory to make them perceptible in the present. Thus, the objective of this research was to analyze the insertion of the role of the forest in the scope of scientific research in environmental education, having as experience the action of the Forest-School Project carried out at the Federal University of Paraná. For this, the general panorama of scientific research on environmental education activities related to the forest was analyzed, through bibliometric characterization in the main indexing bases. The historical basis of the Floresta-Escola Project was verified and analyzed over its 11 years of operation and a methodology was proposed that comprises studies on human behavior to make environmental education activities more effective, using the Forest Trail activity as a case study, from the Forest-School Project. Regarding bibliometrics, the filtered works resulted in 102 articles, of which it was possible to carry out a methodological analysis of 62. Articles from 37 countries and 274 different authors were found. Regarding methodology, the forest is generally used in non-formal teaching activities, in studies focused on environmental perception and awareness, in field practices, guided and self-guided interpretive trails. More than 50% of the articles do not justify the method applied and several studies show methodological flaws that make its replication unfeasible. In the analysis of the Floresta-Escola Project, the approach was non-formal environmental education and the main technique of environmental interpretation used was the guided interpretive trail. The project covered 6,842 basic education students in the city of Curitiba and its metropolitan region, through 232 activities developed with 101 different schools, in addition to the participation of 99 academics who acted as project monitors over time. In the Forest Trail activity, aspects of flora, fauna, soil, water and the perception of students' senses in relation to the forest were addressed. In the analysis of scientific techniques, a methodological sequence was proposed for the construction of objectives, approach and content in environmental education activities. The technique was adjusted for the Forest Trail activity, in order to have greater clarity of the objectives, characteristics of the target audience and adjust the script with the storytelling technique, exploring the feeling, thinking, analyzing, focusing, understanding and applying, including the idea spatial perception of the environment, principles of environmental interpretation and natural values. It is concluded that it was possible to have an overview of research in the area, to verify the action of the Floresta- Escola Project as a propeller of environmental education from the students' contact with the forest. It was possible to verify the different methodological lines of knowledge assimilation, adapt and correlate with environmental education projects, using as an example the non-formal Forest Trail activity of the Floresta-Escola Project.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80920
    Collections
    • Teses [387]

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