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dc.contributor.advisorSouza, Nelson Rosário de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.creatorLima, Angela Maria de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T14:39:53Z
dc.date.available2023-01-19T14:39:53Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80806
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nelson R. de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 164-173pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa insere-se no conjunto de estudos que têm sido desenvolvidos atualmente com a preocupação de apreender um dos principais mecanismos do processo de descentralização das políticas públicas de educação no Brasil, ou seja, a municipalização do ensino fundamental. Dito assim, é preciso demarcar o problema que fundamenta a dissertação, entendido como a busca para compreender a gênese, as causas, o histórico e as características dos conflitos e do processo de resistência em torno da implementação da proposta de municipalização do a a ensino fundamental de 1ª a 4ª série em Londrina, estado do Paraná, principalmente a partir da segunda metade da década de 90. Para tanto buscou-se contextualizar a municipalização do ensino na política de descentralização educacional, efetuada no Paraná e no Brasil, no mesmo período, sob o signo da democracia e da democratização. O presente trabalho parte da seguinte hipótese: a municipalização do ensino é um dos mecanismos da descentralização e a descentralização é um dos principais princípios democráticos, mas se em Londrina ela se efetuou de forma mais centralizadora do que descentralizadora, sua implementação gerou conflitos, contradições e um jogo de forças políticas entre os órgãos e atores locais, trazendo como conseqüência um processo de resistência em torno dessa política. A análise da pesquisa foi construída a partir do estudo de documentos produzidos por órgãos governamentais, tais como o MEC e a SEED/PR, quer seja, leis de diretrizes e bases da educação, textos constitucionais, programas, medidas e legislação a respeito do tema. Por outro lado, atas dos conselhos municipais, arquivos da APP-SINDICATO, pareceres da SME-LONDRINA, do NRE-LONDRINA e documentos fornecidos pela prefeitura do município de Londrina constituíram na fonte de dados e evidências para a compreensão da municipalizaçao no nível local. Além da metodologia do trabalho focalizar-se na análise de fontes documentais, no caso de Londrina, outra fonte advém de entrevistas semiestruturadas com os seguintes órgãos: CME (Conselho Municipal de Educação), SINDSERV (Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina), APP-SINDICATO (Associação de Professores do Paraná), SME (Secretaria Municipal de Educação), diretores de escolas estaduais, professores da rede estadual de ensino, professores do ensino especial, ex-secretários de educação, assessores de planejamento da prefeitura de Londrina, entre outros. Pela pesquisa chegou-se a algumas conclusões. Primeiro que a municipalização do ensino fundamental em Londrina só pode ser compreendida quando contextuaiizada no histórico das reformas de descentralização liberal empreendida pelo atual Estado brasileiro e nos atuais modelos de gestão, também liberais, incentivados por esse mesmo Estado. Segundo que, por se efetivar de forma centralizadora, sem a valorização da participação dos atores e dos órgãos correlacionados, esses mesmos sujeitos constituem, em conjunto, o que denominamos de resistência ao processo de municipalização do ensino. Terceiro, os conflitos e o jogo de forças entre as diferentes organizações educacionais a londrinenses gera uma fragmentação crescente no ensino fundamental de 1ª a 4ª série e os maiores prejudicados passam a ser os alunos e as escolas públicas envolvidas nesse processo.pt_BR
dc.format.extent163 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino - Municipalizaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleConflitos e resistência : uma análise sobre a municipalização do ensino fundamental em Londrinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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