Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSánchez García, Laura, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorPereira, Elissandra Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-07T14:26:13Z
dc.date.available2023-06-07T14:26:13Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80790
dc.descriptionOrientadora: Laura Sánchez Garcíapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 05/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Na adolescência ocorrem diversas transformações e a descoberta mais intensa da sexualidade. A educação sexual é importante para possibilitar que o público jovem exerça o protagonismo de seu corpo, permitindo uma vida sexual plena e responsável, a sua consciência sobre possíveis doenças, os aspectos da reprodução, a anatomia e o consentimento. Entretanto, direitos relacionados à sexualidade são negados devido a um histórico de estigmas, tabus, desigualdade de gênero, falta de acesso à informação e falta de políticas públicas sobre sexualidade para esse público. No público adolescente, ainda existem grupos que possuem mais barreiras para acesso à educação e promoção de educação sexual. Esse projeto tem como foco garotas adolescentes que sofrem pela iniquidade de gênero a respeito da sexualidade e da educação sexual. No tocante ao escopo, abrange, com objetivo inclusivo, as adolescentes socialmente vulneráveis que possuem barreiras de acesso à educação sexual devido à falta de acesso à educação básica e aos serviços de saúde. A tecnologia é uma ferramenta útil para compartilhamento de informação e de conhecimento, com grande potencial para ensino inclusivo. Interação Humano-Computador e Design de Informação são áreas do conhecimento que podem facilitar o acesso e a compreensão de informação e de conhecimento. Conhecimentos dessas áreas associados ao uso de tecnologia têm a capacidade de facilitar o acesso à informação, por meio de uma abordagem inclusiva e focada no usuário, amparando, assim, dentro do público adolescente no geral, as comunidades que sofrem com barreiras de acesso de exclusão social por seu contexto socioeconômico. Fundamentando-se nessas áreas de conhecimento, esta dissertação teve como objetivo propor requisitos de apoio para a construção de aplicações educacionais sobre educação sexual para este mesmo público alvo. Um protótipo de aplicação web educativa sobre os temas de métodos contraceptivos, pílula do dia seguinte e o que fazer após ser vítima de violência sexual de educação sexual a partir dos requisitos da educação sexual inclusiva para adolescentes brasileiras foi construído como prova de conceito. Como estratégia metodológica foi utilizada uma revisão exploratória da literatura para embasar a solução a ser desenvolvida, um estudo de caso de validação da solução, e uma análise qualitativa dos dados do estudo de caso. Baseado em uma metodologia de desenvolvimento de heurísticas, todo o trabalho deu origem à requisitos que sintetizam recomendações e aspectos relevantes para a solução computacional no tema. A contribuição principal da dissertação consiste de um conjunto de requisitos sobre design, ilustração e desenvolvimento de aplicações educativas inclusivas para adolescentes brasileiras. Os objetivos da dissertação foram alcançados na medida em que como teve-se como resultados uma lista de 23 requisitos projetuais para uma solução computacional fundamentados na literatura; foram desenvolvidos materiais educativos para auxiliar na comunicação do conteúdo sobre educação sexual apresentados no protótipo, com 3 animações educativas e 3 páginas educacionais diagramadas com imagens interativas e texto; e a aplicação web educativa de educação sexual foi avaliado com jovens brasileiras e os resultados foram favoráveis sob a perspectiva de compreensão de conteúdo e satisfação do público com o estilo gráfico da plataforma prototipada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: During adolescence, there are several transformations and a more intense discovery of sexuality. Sex education is important to enable young people to exercise protagonism over their body, allowing for a full and responsible sex life, with awareness of possible diseases, aspects of reproduction, anatomy and consent. However, rights related to sexuality are denied due to a history of stigma, taboos, gender inequality, lack of access to information and lack of public policies on sexuality for this public. Among the adolescent public, there are still groups that have even more barriers to accessing sex education. This project focuses on teenage girls who suffer from gender inequity regarding sexuality and sex education. Regarding the scope, it covers, with an inclusive objective, socially vulnerable adolescents who have barriers to receiving sex education due to lack of access to basic education and health services. Technology is a useful tool for sharing information and knowledge, with great potential for inclusive education. Human-Computer Interaction and Information Design are areas of knowledge that can facilitate access and understanding of information and knowledge. Knowledge in these areas associated with the use of technology have the ability to facilitate access to information, through an inclusive and user-focused approach, thus supporting, within the adolescent public in general, communities that suffer from access barriers due to their socioeconomic context. Substantiated on these areas this dissertation is aimed at proposing support requirements for the construction of educational applications about sex education for this same target audience. A prototype of an educational web application on the topics of contraceptive methods, the morning after pill and what to do after being a victim of sexual violence in sexual education based on the requirements of inclusive sex education for Brazilian adolescents was built as a proof of concept. As a methodological strategy, an exploratory literature review was conducted to base the solution to be developed, a case study of solution validation was developed, and a qualitative analysis of the case study data was carried out. Based on a heuristics development methodology, all the work gave rise to requirements that synthesize recommendations and relevant aspects for the computational solution in the theme. The main contribution of the dissertation consists of a set of requirements on the design, illustration and development of inclusive educational applications for Brazilian adolescents. The objectives of this dissertation were achieved insofar as, as a result, a list of 23 design requirements for a computational solution based on the literature was obtained; educational materials were developed to help communicate the content on sex education presented in the prototype, with 3 educational animations and 3 educational pages diagrammed with interactive images and text; and the sexual education educational web application was evaluated with young Brazilian women and the results were favorable from the perspective of content understanding and public satisfaction with the graphic style of the prototyped platform.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação sexual para adolescentespt_BR
dc.subjectArquitetura da informaçãopt_BR
dc.subjectAnimação por computador - Designpt_BR
dc.subjectEducação - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectAplicações Webpt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectDesenho por computadorpt_BR
dc.titleRequisitos para o design de aplicações web sobre educação sexual para adolescentes brasileiraspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples