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    Protocolo de cuidado de enfermagem à criança na atenção primária à saúde : da implantação a adequação em equipe

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    R - D - ALINE LARA DE CARVALHO.pdf (21.08Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Carvalho, Aline Lara de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Trata-se de projeto de intervenção para sistematizar o cuidado de enfermagem à criança na atenção primária em uma unidade básica de saúde por meio da implantação de um protocolo já validado, o qual foi adaptado à realidade local durante a fase de intervenção. Objetivo: implantar em uma unidade básica de saúde o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde Módulo 4 - Atenção à Saúde da Criança, elaborado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. Método: pesquisa metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida em cinco fases: diagnóstico situacional; fase exploratória; definição do instrumento tecnológico; implantação e avaliação. O cenário da pesquisa é uma unidade básica de saúde, composta por quatro equipes de estratégia de saúde da família. A implantação e adaptação foram desenvolvidas com a equipe de enfermagem que proporciona cuidado à criança, utilizando-se oficinas temáticas e observação participante. As oficinas aconteceram de forma presencial e remota, além de discussões pelo aplicativo WhatsApp, no qual foram compartilhadas vídeo aulas inéditas sobre cada capítulo do protocolo, seguido da implantação e adaptação. A análise dos dados seguiu os seis passos de John W. Creswell. Como resultados, implantou-se o protocolo de saúde da criança em uma unidade, por meio das Consultas de Enfermagem à criança, e concomitante a implantação, a equipe de enfermagem, liderada pela pesquisadora, fez a adaptação para a realidade do cuidado prestado às crianças atendidas nesta unidade básica de saúde. O processo de implantação e adaptação, corroborou com a disseminação do conhecimento; promoveu a comunicação profissional, a sistematização do cuidado; colaborou para proporcionar maior segurança aos profissionais bem como aos usuários quanto ao cuidado recebido; reduziu a variabilidade de ações de cuidado e colaborou na organização da rede materno-infantil. Este estudo é viável e poderá ser replicado para outros temas e outras áreas do conhecimento, pois possibilita a criação de inovações tecnológicas relacionadas à pesquisa e educação para o cuidado de enfermagem em puericultura. Traz como produto o protocolo de saúde da criança na atenção primária à saúde.
     
    Abstract: The project addresses the mediation in a primary healthcare unit to systematize nursing care for children using an existing validated protocol modified to the local reality throughout the intervention phase. Objective: to implement the Nursing Protocol for Primary Healthcare Module 4 - Child Health Care, prepared by the Regional Nursing Council of Paraná, in a primary healthcare unit. Method: Technological production study that follows a methodological framework with five stages: situational diagnostic, exploratory phase, technological instrument definition, implementation, and assessment. The research scenario constitutes a healthcare unit with four family-health strategy teams. The project was implemented and adapted using thematic workshops and participant observation in partnership with the nursing team that provided childcare. The workshops took place in person and remotely, in addition to discussions via WhatsApp, when exclusive video classes were shared for each protocol chapter, followed by implementation and adaptation. Data analysis followed John W. Creswell's six steps. As a result, nursing appointments implemented the child healthcare protocol; concomitantly to the implementation, the nursing team, led by the researcher, adapted the protocol to the healthcare reality at this unit. The protocol implementation and adaptation collaborated with the dissemination of knowledge; promoted professional communication and the systematization of child's healthcare; worked to give both professionals and users more security regarding the care provided and received; decreased the inconsistency of care actions, and helped organize the mother-child network. This study is feasible and can be replicated for other issues and areas of knowledge as it enables the creation of technological innovations related to research and education for nursing in childcare. It also results in a product, the child healthcare protocol in primary healthcare.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80786
    Collections
    • Dissertações [341]

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