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dc.contributor.advisorValentim, Natasha Malveira Costapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Deivid Eive dos Santos, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorPerin, Ana Paula Julianapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T20:29:46Z
dc.date.available2022-12-01T20:29:46Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80351
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Natasha Malveira Costa Valentimpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Me. Deivid Eive dos Santos Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 16/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 124-132pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação 4.0 demanda uma educação mais alinhada ao mundo contemporâneo. Os estudantes precisam ser preparados para os desafios do Século XXI e serem protagonistas do seu aprendizado. Desse modo, são necessários ambientes que permitem a interação, experimentação e conexão entre os estudantes. Esses ambientes podem servir como uma alternativa ao modelo tradicional de sala de aula, sendo possível trabalhar o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de competências e habilidades do Século XXI. Além disso, é importante utilizar recursos adequados para que os alunos possam aprender de maneira mais apropriada. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar a assistente virtual ADA Blocks, desenvolvida para apoiar professores do Ensino Médio na escolha de ferramentas de programação em blocos no contexto da Educação 4.0. As ferramentas de programação em blocos, em conjunto com a metodologia de ensino escolhida pelo professor, permitem trabalhar o protagonismo do estudante, além de desenvolver habilidades do Século XXI. Nesta pesquisa de mestrado foram realizados cinco estudos. O primeiro, uma pesquisa de opinião que objetivou conhecer de modo geral o público-alvo da pesquisa, sendo professores do Ensino Médio utilizando recursos tecnológicos no período remoto. O segundo, um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), com o objetivo de identificar quais TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) apoiam o ensino de programação e/ou pensamento computacional por meio da programação em blocos no contexto da Educação 4.0. O terceiro, uma pesquisa de opinião que teve o objetivo de conhecer o cenário do ensino da programação em blocos no Ensino Médio brasileiro, além das ferramentas utilizadas para isso. O quarto, um benchmark, com o objetivo de identificar algumas características das ferramentas de programação em blocos. E o quinto, um estudo de viabilidade da assistente ADA Blocks a fim de avaliar a assistente e identificar melhorias. Por meio desta pesquisa, espera-se auxiliar o professor na escolha de ferramentas de programação em blocos mais adequada ao seu contexto para serem utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo assim para uma educação mais próxima do mundo contemporâneo e da realidade dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Education 4.0 demands an education more in line with the contemporary world. Students need to be prepared for the challenges of the 21st century and be protagonists in their learning. Thus, environments that allow interaction, experimentation and connection between students are needed. These environments can serve as an alternative to the traditional classroom model, making it possible to work on students' role and develop 21st-century skills and competencies. In addition, it is important to use adequate resources so students can learn more adequately. This research aims to support high school teachers through a virtual assistant, which, combined with Education 4.0, helps the teacher choose block programming tools. Block programming tools, together with the teaching methodology chosen by the teacher, allow working with the student's protagonism, in addition to developing 21st-century skills. In this master's research, four studies were carried out. The first study aimed to know the target audience of the research, being high school teachers using technological resources in the remote period. The second study was a Systematic Mapping Study, intending to identify which DICTs (Digital Information and Communication Technologies) support the teaching of programming and/or computational thinking through block programming in the context of Education 4.0. The third study aimed to understand the scenario of teaching block programming in Brazilian High School and the tools used. The fourth study was a benchmark, intending to identify some characteristics of block programming tools. And the fifth is a feasibility study of the ADA Blocks assistant to evaluate the assistant and identify improvements. Through this research, it is expected to assist the teacher in choosing block programming tools that are more suited to their context to be used in teaching and learning courses, thus contributing to an education closer to the contemporary world and the reality of students.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Informaticapt_BR
dc.subjectAda (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleADA Blocks : uma assistente virtual para auxiliar professores do ensino médio na escolha de ferramentas de programação em blocospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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