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    Investigating the relation between digital games and human values

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    R - D - JOAO VICTOR DA SILVA CARDOSO.pdf (6.110Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Cardoso, João Victor da Silva
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Décadas de preocupação com o possível impacto de jogos violentos no comportamento de jogadores, ou os mais recentes debates sobre representações misóginas de personagens femininas em jogos, são apenas alguns exemplos evidenciando a importância dessa relação entre valores e jogos. Valores exercem um papel fundamental em nossas vidas, uma vez que é por meio deles que decidimos como nos comportar, quais ações ou objetivos são moralmente preferíveis ou até se concordamos ou não com as ideias expressas por um jogo. Ao se observar os valores que jogos ou comunidades de jogadores são capazes de expressar, a relação entre jogos e valores humanos se torna evidente. O principal objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar como a relação entre jogos digitais e valores humanos pode ser entendida. Para se alcançar este objetivo, um mapeamento sistemático da literatura foi conduzido para que diferentes as perspectivas existentes fossem identificadas. A partir dos dados extraídos de uma coleção de 58 artigos selecionados, esta pesquisa apresenta uma caracterização das diferentes perspectivas existentes na literatura sobre a relação entre valores e jogos. Com uma visão abrangente da relação entre valores e jogos resultante do mapeamento sistemático, podemos não apenas identificar os limitações dessas perspectivas, mas também desenvolver um entendimento geral sobre a relação entre valores e jogos. Baseada nas múltiplas perspectivas identificadas pelo mapeamento sistemático da literatura, e inspirada em uma abordagem semiótica para o estudo de jogos, esta pesquisa conclui apresentando uma maneira de se entender a relação entre valores e jogos como um processo comunicativo, no qual jogos, por meio de seus elementos constitutivos, podem comunicar a um stakeholder os valores de um autor implícito. Esta desrição da relação entre valores e jogos como um processo comunicativo ainda pode ser complementada por novas pesquisas. Mas ao reconhecer a influência tanto das estruturas dos jogos quanto das diferentes formas pelas quais stakeholders percebem e interpretam os jogos com os quais interagem, a perspectiva aqui defendida nos permite descrever a relação entre valores e jogos de forma a destacar a natureza interativa desta relação e pode trazer consigo implicações diretas para o design e análise de jogos digitais.
     
    Abstract: Decades of concern with the impact violent games might have on player behaviour, or more recent debates on misogynistic representation of women in games are but a few examples evidencing the how games relate to values. Values are a fundamental part of our lives, as it is through our values that we decide how to behave, what actions or objectives are morally preferable or even whether or not we agree with the ideas expressed by a game. When we observe the values that games or community of players can express, the link between games and values becomes evident. The main objective of this work is, therefore, to investigate how the relation between digital games and human values can be understood. In order to achieve this objective, a systematic literature mapping was conducted, so that the different existing perspectives could be identified. With the data gathered from a collection of 58 related papers, this research presents a characterisation of the different perspectives on the relation between games and values available in the literature. With such an overview of the relation between games and values resulting from the systematic mapping, we can not only to identify the limits of said perspectives but also to work towards a general understanding of the relation between games and values. Based on the multiple perspectives identified in the systematic mapping, and inspired by a semiotic approach for the investigation of games, this research concludes by presenting a way of understanding the relation between games and values as a communicative process in which games, by means of their constituent elements, may communicate to a stakeholder the values of an implied author. This description of the relation between games and values as a communicative process can be complemented by further research. But by recognising the influence of both the structures of games themselves and of the ways different stakeholders perceive and interpret the games they interact with, the perspective here defended allows us to describe the relation between games and values in a way that highlights the interactive nature of this phenomenon and can have direct implications for the design and analysis of digital games.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80348
    Collections
    • Dissertações [261]

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