Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Vosne, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorBraga, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T15:00:30Z
dc.date.available2022-11-09T15:00:30Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80046
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Paula Vosne Martinspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 30/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 318-340pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem como objeto os casos de possessão demoníaca e os decorrentes processos e rituais de exorcismo ocorridos entre 1565 e 1647 na França. As fontes selecionadas são variadas, processos-verbais, tratados de possessão, manuais de exorcismo, cartas, relatos e discursos. Estruturamos a tese em cinco capítulos. Os dois primeiros visam problematizar a cultura do pecado, definindo o contexto em que os casos ocorreram. Os outros três capítulos são dedicados à análise das fontes, iniciando pelos tratados teológicos sobre possessão e manuais de exorcismo e os dois capítulos seguintes são dedicados aos casos selecionados para o estudo. Em nossas pesquisas, selecionamos seis casos de possessão para análise, três de possessões individuais, a de Nicole Obry (1565-1578), a de Françoise Fontaine (1591) e a de Marthe Brossier (1598-1599); e três de possessões coletivas em conventos, as possessões de Aix-en-Provence (1611), as possessões de Loudun (1632-1634) e as possessões de Louviers (1643-1647). Buscamos, através da análise desses casos, compreender a construção cristã do Mal pelos argumentos utilizados para defender os casos presentes nesta tese como exemplos de possessões demoníacas reais e as contestações a essa versão. Essa disputa ocorria entre diferentes saberes, o religioso, o médico e o filosófico. As fontes consultadas explicitam as diferentes versões sobre os acontecimentos, discordâncias sobre como o exorcismo deveria ser conduzido e até mesmo tentativas, por parte de clérigos católicos, de manter afastada a justiça secular. Os casos de possessão permitiram um maior controle da Igreja na condução dos processos demoníacos, porém isso não significou um isolamento, muito pelo contrário, os exorcismos foram assistidos por milhares de pessoas e algumas endemoniadas foram visitadas por pessoas proeminentes da sociedade. Por fim, destacamos o recorte de gênero de nossa pesquisa. Defendemos que os exorcismos compunham o teatro da espetacularização e punição do corpo feminino, visto que as mulheres foram a maioria das pessoas envolvidas nos processos de possessão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis has as its object the cases of demonic possession and the resulting exorcism processes and rituals that took place between 1565 and 1647 in France. We have selected several sources, verbal processes, possession treatises, exorcism manuals, letters, reports, and discourses. We have structured the thesis in five chapters. The first two aim to problematize the culture of sin, defining the context in which the cases took place. The other three chapters are dedicated to the analysis of the sources, starting with theological treatises on possession and exorcism manuals, and the following two chapters are dedicated to the cases selected for the study. In our research, we have selected six cases of possession for analysis, three of individual possessions, that of Nicole Obry (1565-1578), that of Françoise Fontaine (1591) and that of Marthe Brossier (1598-1599); and three collective possessions in convents, the Aix-en-Provence possessions (1611), the Loudun possessions (1632-1634) and the Louviers possessions (1643-1647). We seek, through the analysis of these cases, to understand the Christian construction of Evil through the arguments used to defend the cases selected for analysis in this thesis as examples of real demonic possessions and the challenges to these versions. This dispute occurred between different knowledges, the religious, the medical and the philosophical ones. The analised sources explain the different versions of the events, disagreements about how the exorcism should be conducted and even attempts by Catholic clerics to keep secular justice at bay. Possession cases allowed greater control of the Church of demonic processes, but this did not mean isolation, on the contrary, the exorcisms were attended by thousands of people and some demoniacs were visited by prominent people in society. Finally, we highlight the gender approach of our research. We argue that exorcisms made up the theater of the spectacularization and punishment of the female body, since women were the majority of people involved in the possession processes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPossessão diabolicapt_BR
dc.subjectPecadopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleExorcizo te immundissime spiritus : possessões demoníacas e exorcismos na França Moderna (1565-1644)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples