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dc.contributor.advisorLingnau, Christelpt_BR
dc.contributor.otherRobert, Renato César Gonçalves, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.creatorFurlan, Jéssica Monise Jasperpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T12:10:01Z
dc.date.available2022-11-01T12:10:01Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79888
dc.descriptionOrientador: Professora Drª. Christel Lingnaupt_BR
dc.descriptionCoorientador: Professor Dr. Renato Cesar Gonçalves Robertpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Existem, no Brasil, 600 mil quilômetros de extensão de estradas florestais, para a construção da malha viária, o primeiro passo é o planejamento das redes viárias, que exige levamentos de dados e estudos do local onde serão instaladas as estradas, baseado em mapas e imagens da área. As estradas florestais são normalmente construídas com pouco planejamento, visando rapidez e baixo custo. Assim, o objetivo do presente trabalho é diagnosticar os problemas para o transporte da madeira em uma malha viária de 111km, analisando o alinhamento horizontal e vertical, e identificar os pontos críticos. Os dados foram cedidos por uma empresa florestal que possui plantios em Cerro Azul- PR, foi utilizado um programa de Sistema de Informações Geográficas e de planilhas para análise dos dados. Na análise do alinhamento horizontal utilizou-se circunferências tangentes às linhas de curvas para verificar se os raios de curvatura estão de acordo com os valores adequados para o padrão florestal, maiores ou iguais a 20 metros. A análise do alinhamento vertical deve como base o Modelo Digital do Terreno (MDT), foi verificada se a declividade de cada trecho era menor ou igual a 8%. Para identificar os pontos críticos, foram confrontadas das duas informações sobre os alinhamentos. Foram encontradas 30 curvas fora do padrão e 94,26 km com rampas com declividade acima do ideal, todas as curvas estão localizadas nessas áreas declivosas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstradas florestaispt_BR
dc.subjectEstradas florestais - Cerro Azul (PR)pt_BR
dc.titleAnálise espacial das estradas florestais : estudo de caso em Cerro Azul – PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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