dc.contributor.advisor | Lingnau, Christel | pt_BR |
dc.contributor.other | Robert, Renato César Gonçalves, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Graduação em Engenharia Florestal | pt_BR |
dc.creator | Furlan, Jéssica Monise Jasper | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T12:10:01Z | |
dc.date.available | 2022-11-01T12:10:01Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79888 | |
dc.description | Orientador: Professora Drª. Christel Lingnau | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Professor Dr. Renato Cesar Gonçalves Robert | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia Florestal | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Existem, no Brasil, 600 mil quilômetros de extensão de estradas florestais, para a construção da malha viária, o primeiro passo é o planejamento das redes viárias, que exige levamentos de dados e estudos do local onde serão instaladas as estradas, baseado em mapas e imagens da área. As estradas florestais são normalmente construídas com pouco planejamento, visando rapidez e baixo custo. Assim, o objetivo do presente trabalho é diagnosticar os problemas para o transporte da madeira em uma malha viária de 111km, analisando o alinhamento horizontal e vertical, e identificar os pontos críticos. Os dados foram cedidos por uma empresa florestal que possui plantios em Cerro Azul- PR, foi utilizado um programa de Sistema de Informações Geográficas e de planilhas para análise dos dados. Na análise do alinhamento horizontal utilizou-se circunferências tangentes às linhas de curvas para verificar se os raios de curvatura estão de acordo com os valores adequados para o padrão florestal, maiores ou iguais a 20 metros. A análise do alinhamento vertical deve como base o Modelo Digital do Terreno (MDT), foi verificada se a declividade de cada trecho era menor ou igual a 8%. Para identificar os pontos críticos, foram confrontadas das duas informações sobre os alinhamentos. Foram encontradas 30 curvas fora do padrão e 94,26 km com rampas com declividade acima do ideal, todas as curvas estão localizadas nessas áreas declivosas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Estradas florestais | pt_BR |
dc.subject | Estradas florestais - Cerro Azul (PR) | pt_BR |
dc.title | Análise espacial das estradas florestais : estudo de caso em Cerro Azul – PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |