Novas tecnologias na doença de parkinson no contexto da pandemia do Covid-19
Resumo
Resumo: A presente dissertação é composta por três estudos. O primeiro, se trata de uma revisão narrativa intitulada de "O uso de jogos eletrônicos no tratamento da Doença de Parkinson", que objetivou analisar a eficácia de jogos eletrônicos no tratamento da DP. Conclui-se que jogos eletrônicos possuem viabilidade e efetividade no tratamento da DP, sobretudo quando há planejamento específico na escolha dos jogos, generalização de aprendizado para o cotidiano, treinamento e instruções prévias para o paciente. Este promissor modelo de tratamento requer novas pesquisas com maior número e diversidade amostral aliada a maior qualidade metodológica para se estabelecer como uma nova forma de intervenção terapêutica protocolada na DP. O segundo estudo consiste em uma revisão sistemática nomeada "Vídeo games para a estimulação cognitiva na Doença de Parkinson: uma revisão sistemática" cujo objetivo foi analisar a eficácia de jogos eletrônicos na estimulação da cognição na DP. Os dados foram coletados nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e PsycINFO, utilizando os descritores ''Parkinson Disease'' AND ''Video Games''. Os critérios de inclusão foram: estudos controlados, randomizados, longitudinais e transversais. Os critérios de exclusão foram: artigos com relato de caso, revisão de literatura, carta ao leitor e outros estudos de caráter exploratório e descritivo, estudos não disponíveis on-line, e estudos que não utilizaram jogos eletrônicos na estimulação cognitiva para DP. 8 estudos foram incluídos na revisão. Os resultados demonstraram que o uso de jogos eletrônicos na DP pode ser viável e eficaz no tratamento de sintomas cognitivos. Esta intervenção parece ser mais eficaz quando os jogos são escolhidos de forma customizada atendendo as demandas individuais de estimulação cognitiva; quando os jogos possibilitam uma generalização do aprendizado para a vida diária; e quando os participantes são assessorados adequadamente. Até o momento, esta intervenção demonstra potencial para tratar sintomas cognitivos da DP. Desta forma, são necessários estudos longitudinais com amostras maiores e com maior rigor metodológico para maior validação do tratamento. O terceiro estudo, consiste em um artigo de pesquisa empírica titulado de "Impactos cognitivos da pandemia do Covid-19 na doença de Parkinson", no qual objetivou analisar o impacto da pandemia do Covid-19 na cognição da DP. Foram recrutadas pessoas com doença de Parkinson, através de redes sociais e da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo. Como critério de inclusão foi necessário que a pessoa tivesse diagnóstico de doença de Parkinson. Como critério de exclusão, foram desconsideradas pessoas com quaisquer impedimentos físicos e/ou sensoriais que pudessem impedi-las de responder o questionário, como por exemplo, deficiência visual não corrigida ou problemas motores. A amostra foi composta por 46 indivíduos com DP. O questionário aborda características sociodemográficas, sintomas de humor, sintomas cognitivos, e atividades de vida diárias e comportamentos relacionados ao isolamento devido à pandemia do Covid-19, bem como os instrumentos The Cognitive Failures Questionnaire (CFQ) e British Columbia Cognitive Complaints Inventory (BC-CCI). Todas as questões oferecem respostas objetivas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e foi disponibilizada na forma impressa e online através da plataforma Survey Monkey. As variáveis foram analisadas estatisticamente e os resultados demonstraram que a pandemia do Covid-19 afetou mais o humor do que a cognição da população com DP. Os resultados deste estudo evidenciaram que pacientes com DP estão mais vulneráveis a apresentarem alterações de humor. Recomenda-se para pesquisas futuras que sejam priorizadas metodologias que possam explorar estes resultados. Abstract: This dissertation is composed of three studies. The first is a narrative review entitled "The use of electronic games in the treatment of Parkinson's Disease", which aimed to analyze the effectiveness of electronic games in the treatment of PD. It is concluded that electronic games are viable and effective in the treatment of PD, especially when there is specific planning in the choice of games, generalization of learning for everyday life, training and previous instructions for the patient. This promising treatment model requires further research with a greater number and sample diversity combined with greater methodological quality to establish itself as a new form of therapeutic intervention protocolized in PD. The second study consists of a systematic review entitled "Video games for cognitive stimulation in Parkinson's Disease: a systematic review" whose objective was to analyze the effectiveness of electronic games in stimulating cognition in PD. Data were collected from PubMed, Scopus, Web of Science and PsycINFO databases, using the keywords ''Parkinson Disease'' AND ''Video Games''. Inclusion criteria were: controlled, randomized, longitudinal and cross-sectional studies. Exclusion criteria were: articles with case reports, literature review, letter to the reader and other exploratory and descriptive studies, studies not available online, and studies that did not use electronic games in cognitive stimulation for PD. 8 studies were included in the review. The results showed that the use of electronic games in PD can be viable and effective in the treatment of cognitive symptoms. This intervention seems to be more effective when the games are chosen in a customized way, meeting the individual demands of cognitive stimulation; when games make it possible to generalize learning to daily life; and when participants are adequately advised. To date, this intervention demonstrates potential to treat cognitive symptoms of PD. Thus, longitudinal studies with larger samples and with greater methodological rigor are necessary for greater validation of the treatment. The third study consists of an empirical research article entitled "Cognitive impacts of the Covid-19 pandemic on Parkinson's disease", in which it aimed to analyze the impact of the Covid-19 pandemic on PD cognition. People with Parkinson's disease were recruited through social networks and the Paraná Association of Parkinsonism Carriers. As an inclusion criterion, it was necessary that the person had a diagnosis of Parkinson's disease. As an exclusion criterion, people with any physical and/or sensory impairments that could prevent them from answering the questionnaire were excluded, such as uncorrected visual impairment or motor problems. The sample consisted of 46 individuals with PD. The questionnaire addresses sociodemographic characteristics, mood symptoms, cognitive symptoms, and daily living activities and behaviors related to isolation due to the Covid-19 pandemic, as well as The Cognitive Failures Questionnaire (CFQ) and British Columbia Cognitive Complaints Inventory (BC) instruments. -CCI). All questions offer objective answers. The research was approved by the Research Ethics Committee and was made available in print and online through the Survey Monkey platform. The variables were analyzed statistically and the results showed that the Covid-19 pandemic affected the mood more than the cognition of the population with PD. The results of this study showed that patients with PD are more vulnerable to having mood changes. It is recommended for future research to prioritize methodologies that can exploit these results.
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