Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorEichblatt, Pricila, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T18:24:42Z
dc.date.available2022-10-26T18:24:42Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79835
dc.descriptionOrientador: Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as facilidades e dificuldades que as crianças encontram no 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de cinco/seis anos de idade inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da ampliação do Ensino Fundamental foram: Santos e Viera (2006), Gorni (2007) e documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) e Constituição Federal de 1988; sobre a criança e o movimento foram: Sayão (2002), Fonseca (1989), Garanhani (2008 e 2012), Oliveira (1996), Galvão (1992), Wallon (1941) e Freire (2005). O instrumento metodológico utilizado para a produção de dados foi a roda de conversa. A análise foi organizada pelos temas: 1) a criança na creche: o que eu gostava e o que eu não gostava! 2) a criança na escola: o que eu gosto e o que eu não gosto! O estudo concluiu que as crianças, através da roda de conversa, demonstraram que gostam muito da hora do recreio, ainda que ele apresente muitas opções de brincadeiras, e elas tenham dúvidas em escolher o que fazer por primeiro. Outro aspecto que chamou a atenção foi o fato de as crianças não citarem na roda de conversa sobre as práticas de movimento que tiverem nos CMEIs, provavelmente por ainda não haver uma lei que assegure e disponibilize um profissional da Educação Física para atuar nesse ambiente.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleFacilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as criançaspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples