dc.contributor.advisor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Eichblatt, Pricila, 1990- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T18:24:42Z | |
dc.date.available | 2022-10-26T18:24:42Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79835 | |
dc.description | Orientador: Marynelma Camargo Garanhani | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as facilidades e dificuldades que as crianças encontram no 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de cinco/seis anos de idade inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da ampliação do Ensino Fundamental foram: Santos e Viera (2006), Gorni (2007) e documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) e Constituição Federal de 1988; sobre a criança e o movimento foram: Sayão (2002), Fonseca (1989), Garanhani (2008 e 2012), Oliveira (1996), Galvão (1992), Wallon (1941) e Freire (2005). O instrumento metodológico utilizado para a produção de dados foi a roda de conversa. A análise foi organizada pelos temas: 1) a criança na creche: o que eu gostava e o que eu não gostava! 2) a criança na escola: o que eu gosto e o que eu não gosto! O estudo concluiu que as crianças, através da roda de conversa, demonstraram que gostam muito da hora do recreio, ainda que ele apresente muitas opções de brincadeiras, e elas tenham dúvidas em escolher o que fazer por primeiro. Outro aspecto que chamou a atenção foi o fato de as crianças não citarem na roda de conversa sobre as práticas de movimento que tiverem nos CMEIs, provavelmente por ainda não haver uma lei que assegure e disponibilize um profissional da Educação Física para atuar nesse ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |