Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças
Resumo
Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as facilidades e dificuldades que as crianças encontram no 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de cinco/seis anos de idade inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da ampliação do Ensino Fundamental foram: Santos e Viera (2006), Gorni (2007) e documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) e Constituição Federal de 1988; sobre a criança e o movimento foram: Sayão (2002), Fonseca (1989), Garanhani (2008 e 2012), Oliveira (1996), Galvão (1992), Wallon (1941) e Freire (2005). O instrumento metodológico utilizado para a produção de dados foi a roda de conversa. A análise foi organizada pelos temas: 1) a criança na creche: o que eu gostava e o que eu não gostava! 2) a criança na escola: o que eu gosto e o que eu não gosto! O estudo concluiu que as crianças, através da roda de conversa, demonstraram que gostam muito da hora do recreio, ainda que ele apresente muitas opções de brincadeiras, e elas tenham dúvidas em escolher o que fazer por primeiro. Outro aspecto que chamou a atenção foi o fato de as crianças não citarem na roda de conversa sobre as práticas de movimento que tiverem nos CMEIs, provavelmente por ainda não haver uma lei que assegure e disponibilize um profissional da Educação Física para atuar nesse ambiente.
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- Teses & Dissertações [10146]