• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Facilidades e dificuldades no 1º ano do ensino fundamental : o que falam as crianças

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PRICILA EICHBLATT 419566.pdf (1.019Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Eichblatt, Pricila, 1990-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são as facilidades e dificuldades que as crianças encontram no 1o ano do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada com crianças de cinco/seis anos de idade inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os pressupostos teóricos adotados para o estudo da ampliação do Ensino Fundamental foram: Santos e Viera (2006), Gorni (2007) e documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDBEN) e Constituição Federal de 1988; sobre a criança e o movimento foram: Sayão (2002), Fonseca (1989), Garanhani (2008 e 2012), Oliveira (1996), Galvão (1992), Wallon (1941) e Freire (2005). O instrumento metodológico utilizado para a produção de dados foi a roda de conversa. A análise foi organizada pelos temas: 1) a criança na creche: o que eu gostava e o que eu não gostava! 2) a criança na escola: o que eu gosto e o que eu não gosto! O estudo concluiu que as crianças, através da roda de conversa, demonstraram que gostam muito da hora do recreio, ainda que ele apresente muitas opções de brincadeiras, e elas tenham dúvidas em escolher o que fazer por primeiro. Outro aspecto que chamou a atenção foi o fato de as crianças não citarem na roda de conversa sobre as práticas de movimento que tiverem nos CMEIs, provavelmente por ainda não haver uma lei que assegure e disponibilize um profissional da Educação Física para atuar nesse ambiente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79835
    Collections
    • Teses & Dissertações [10562]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV