dc.contributor.advisor | Palhano, Nathália Crescêncio | pt_BR |
dc.contributor.author | Berte, Rafaela Karen, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T18:03:15Z | |
dc.date.available | 2022-10-26T18:03:15Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79831 | |
dc.description | Orientador: Nathália Crescêncio Palhano | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa verificou quais os tipos de brinquedos de sucatas existentes em um CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba-Paraná selecionado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (SME). A partir da indicação o estudo classificou os brinquedos que oportunizam o movimento à criança pequena neste contexto educacional. Para a pesquisa foram utilizados os estudos de Didonet (1982), Machado(1999) e Weiss(1989) para a discussão da sucata como material pedagógico; Kishimoto (2001) e Brougère (1995) para fundamentar os conceitos de brincadeira e brinquedo; Garanhani (2002) para a discussão sobre movimento na educação da criança pequena e a fim de atingir o objetivo de categorizar o brinquedosucata para o movimento foi a classificação de Famílias de Brinquedos de Michelet (1998). Em razão da natureza do presente estudo e dos objetivos propostos foi utilizada para a pesquisa a abordagem qualitativa. A observação e as conversas juntamente com a utilização de registros fotográficos foram os instrumentos metodológicos utilizados para a identificação de características e funções dos brinquedo-sucata encontrados. A apresentação da análise de dados deu-se a partir das Famílias de Brinquedos apontadas aqui para se referir aos brinquedos no trabalho educativo com o movimento: Brinquedos para atividades Sensório-Motoras, Brinquedos para atividades Físicas e Brinquedos para atividades Criativas foram as classificações identificadas. A partir dessa pesquisa foi possível constatar que há grande variedade de brinquedos-sucata no CMEI e estes possuem características para o trabalho educativo com o movimento. O estudo de Michelet(1998) ajudou na classificação, mas a partir desse estudo aponta-se a necessidade de uma classificação de brinquedos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos - Confecção | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.title | A sucata como brinquedo no CMEI'S de Curitiba : um recurso para oportunizar o movimento à criança pequena | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |