Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalhano, Nathália Crescênciopt_BR
dc.contributor.authorBerte, Rafaela Karen, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T18:03:15Z
dc.date.available2022-10-26T18:03:15Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79831
dc.descriptionOrientador: Nathália Crescêncio Palhanopt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa verificou quais os tipos de brinquedos de sucatas existentes em um CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba-Paraná selecionado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (SME). A partir da indicação o estudo classificou os brinquedos que oportunizam o movimento à criança pequena neste contexto educacional. Para a pesquisa foram utilizados os estudos de Didonet (1982), Machado(1999) e Weiss(1989) para a discussão da sucata como material pedagógico; Kishimoto (2001) e Brougère (1995) para fundamentar os conceitos de brincadeira e brinquedo; Garanhani (2002) para a discussão sobre movimento na educação da criança pequena e a fim de atingir o objetivo de categorizar o brinquedosucata para o movimento foi a classificação de Famílias de Brinquedos de Michelet (1998). Em razão da natureza do presente estudo e dos objetivos propostos foi utilizada para a pesquisa a abordagem qualitativa. A observação e as conversas juntamente com a utilização de registros fotográficos foram os instrumentos metodológicos utilizados para a identificação de características e funções dos brinquedo-sucata encontrados. A apresentação da análise de dados deu-se a partir das Famílias de Brinquedos apontadas aqui para se referir aos brinquedos no trabalho educativo com o movimento: Brinquedos para atividades Sensório-Motoras, Brinquedos para atividades Físicas e Brinquedos para atividades Criativas foram as classificações identificadas. A partir dessa pesquisa foi possível constatar que há grande variedade de brinquedos-sucata no CMEI e estes possuem características para o trabalho educativo com o movimento. O estudo de Michelet(1998) ajudou na classificação, mas a partir desse estudo aponta-se a necessidade de uma classificação de brinquedos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrinquedos - Confecçãopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.titleA sucata como brinquedo no CMEI'S de Curitiba : um recurso para oportunizar o movimento à criança pequenapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples