• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A sucata como brinquedo no CMEI'S de Curitiba : um recurso para oportunizar o movimento à criança pequena

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RAFAELA KAREN BERTE 419601.pdf (1.183Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Berte, Rafaela Karen, 1987-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A pesquisa verificou quais os tipos de brinquedos de sucatas existentes em um CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba-Paraná selecionado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação (SME). A partir da indicação o estudo classificou os brinquedos que oportunizam o movimento à criança pequena neste contexto educacional. Para a pesquisa foram utilizados os estudos de Didonet (1982), Machado(1999) e Weiss(1989) para a discussão da sucata como material pedagógico; Kishimoto (2001) e Brougère (1995) para fundamentar os conceitos de brincadeira e brinquedo; Garanhani (2002) para a discussão sobre movimento na educação da criança pequena e a fim de atingir o objetivo de categorizar o brinquedosucata para o movimento foi a classificação de Famílias de Brinquedos de Michelet (1998). Em razão da natureza do presente estudo e dos objetivos propostos foi utilizada para a pesquisa a abordagem qualitativa. A observação e as conversas juntamente com a utilização de registros fotográficos foram os instrumentos metodológicos utilizados para a identificação de características e funções dos brinquedo-sucata encontrados. A apresentação da análise de dados deu-se a partir das Famílias de Brinquedos apontadas aqui para se referir aos brinquedos no trabalho educativo com o movimento: Brinquedos para atividades Sensório-Motoras, Brinquedos para atividades Físicas e Brinquedos para atividades Criativas foram as classificações identificadas. A partir dessa pesquisa foi possível constatar que há grande variedade de brinquedos-sucata no CMEI e estes possuem características para o trabalho educativo com o movimento. O estudo de Michelet(1998) ajudou na classificação, mas a partir desse estudo aponta-se a necessidade de uma classificação de brinquedos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79831
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV