Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, Pedro Plaza, 1977-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Luciane, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-25T19:38:01Z
dc.date.available2022-10-25T19:38:01Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79786
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro Plaza Pintopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 14/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 168-186pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa pretende analisar detidamente as relações entre a Cinemateca do Museu Guido Viaro e a produção de filmes. Dado que a referida Cinemateca impulsionou a produção de filmes, está atrelada às suas atividades um aspecto educativo voltado para a cultura cinematográfica em seu sentido de praticar a criação de filmes em Curitiba, especialmente entre o público jovem que frequentava suas sessões. Para tanto, trabalhamos a partir do conceito de geração a produção de filmes por jovens cineastas ligados à Cinemateca entre os anos de 1975 e 1985, a chamada Geração Cinemateca. São observados diversos aspectos, como os cursos oferecidos pela Cinemateca, os filmes realizados, projetos não realizados e/ou abandonados, exibições e premiações em festivais e mostras, recursos de produção, equipes de produção, entre outros pontos. Utilizamos como fontes históricas uma coleção heterogênea de documentos, principalmente de materiais coletados na imprensa diária, documentos produzidos pela Cinemateca, como borderôs, revistas, relatórios, além de alguns filmes. Observamos o contexto histórico da instituição, a movimentação cultural de Curitiba, bem como o contexto nacional da ditadura militar e suas relações com o cinema, entendendo a produção cultural como história.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research intends to analyze in detail the relations between the Cinemateca do Museu Guido Viaro/Guido Viaro Museum Film Archive and the formation of filmmakers. Given that the aforementioned Film Archive boosted the production of films, an educational aspect aimed at cinematographic culture is linked to its activities in its sense of practicing film creation in Curitiba, especially among the young audience that attended its sessions. To do so, we work from the concept of generation to the production of films by young filmmakers linked to the film archive between 1975 and 1985, the so-called Geração Cinemateca/Film Archive Generation. Several aspects are observed, such as the courses offered by the Cinemateca, the films made, not realized and/or abandoned, exhibitions and awards at festivals and shows, production resources, production teams, among others. We used as historical sources a heterogeneous collection of documents, mainly materials collected in the daily press, documents produced by the Cinemateca, such as magazines, reports, in addition to some films. We observe the historical context of the institution, the cultural movement of Curitiba, as well as the national context of the military dictatorship and its relations with cinema, comprehending cultural production as history.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleGeração cinemateca : produção de filmes a partir da cinemateca do Museu Guido Viaro (Curitiba, 1975-1985)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples