Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFloriani, Dimas, 1949-pt_BR
dc.contributor.advisorHeemann, Ademar, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.creatorMoraes, Valeria dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T16:31:48Z
dc.date.available2024-01-31T16:31:48Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79752
dc.descriptionOrientadores: Prof. Dr. Dimas Floriani, Prof. Dr. Ademar Heemannpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 117-125pt_BR
dc.description.abstractResumo: A discussão se inicia com o conceito de pós-modemidade ou modernidade tardia, e apresenta várias idéias de crise, descritas segundo diferentes fundamentações disciplinares. A origem do problema é situada na fragmentação do conhecimento, com início no século XVII, e culmina na reavaliação do fazer ciência por llya Prigogine, Isabelle Stengers, Pessis-Pasternak, dentre outros. São descritas idéias (pós-)modernas que reformulam a visão reducionista que ainda continua sendo amplamente empregada na atualidade. E é apresentada uma proposta do conceito de um sistema consciêncianatureza, que é o próprio homem, e o que ele consegue perceber como natureza. Sugere-se que um observador influencia o que descobre segundo os critérios que escolhe para enfatizar, criando a realidade através da consciência. Uma possível evolução da capacidade de alto raciocínio conduz o indivíduo a buscas mais profundas da compreensão da vida e à sacralização da natureza e do próprio homem. O esboço da idéia de natureza que se formula abrange a percepção de quem observa, segundo a indeterminada e aleatória complexidade da teia de relações do nível subatômico, que é tão restrita ou ampla quanto se queira ou possa ver. O homem é uma teia de relações de significados e conjeturas, que dialoga com o mistério do mundo. E a consciência da natureza é parte do processo de aprendizagem que, conforme diferentes referenciais espaço-temporais, se modifica constantemente, mudando os arranjos que fazem a complexidade do ser e estar. A evolução do pensamento e, portanto, a criação da imagem de natureza depende da habilidade de uso do neocórtex cerebral e, talvez, a crise pós-modema possa ser reflexo do uso enfático das funções mais primitivas do cérebro. A partir das idéias que se formularam, conclui-se que pode haver alguma possibilidade de se religar o homem com a sua essência, pela aplicação do conceito de consciência-natureza na vida diária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The discussion starts with post or iate modernity concepts, and presents several ideas about crisis, that are described according to different disciplinary foundations. The source of the problem is in the fragmentation of the knowledge that was born in the XVII century, and culminates in the revalidation of making science procedures by Ilya Prigogine, Isabelle Stengers, Pessis-Pasternak, and others. (Post)modem ideas that reformulate the reductionist vision which are still widely applied nowadays are described. A proposal of a conscience-nature system concept that contemplates man and everything that he can perceive as nature is also presented. It is suggested that an observer influences what he discovers according to criteria that he chooses to emphasize, creating reality through conscience. A possible evolution of high thinking conducts tbe person through more profound searches about the meaning of life and to the sacralization of nature and man. The sketch of nature concept which is presented includes the observer's perception, according to the undetermined and randomly complexity of the subatomic level web of relations that is as restricted or vast as the observer wants or is able to see. The man is a web of meaning and conjectures that dialogues with the world mysteries. And conscience of nature is part of a learning process that modifies constantly, in conformity to different space and time referential, changing the arrangements of being and existing. The evolution of thinking and the creation of the process of nature image depends on the neocortical cerebral use and maybe the (post)modern crisis could be the reflex of the emphatic use of the primitive functions of the brain. It is concluded that it could be possible to bring mankind back to its essence by applying nature-conscience on daily life.pt_BR
dc.format.extent125 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectHomem - Influencia sobre a naturezapt_BR
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleUma ideia de natureza baseada em concepções científicas e filosóficas (Pós-)modernaspt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples