Indicadores de rejeição em grupo de crianças
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Data
2000Autor
Silva, Vera Regina Miranda Gomes da
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Resumo: O tema rejeição vem motivando inúmeros pesquisadores, devido à íntima relação entre a rejeição dos pares e dificuldades de ajustamento futuro. Estudar tal tema pode contribuir para a detecção de fatores desencadeadores de rejeição, propiciando em decorrência, intervenções preventivas. A presente pesquisa objetivou detectar os indicadores de rejeição entre crianças de 4a série de uma escola particular de Curitiba(n=52). Entende-se, no presente estudo, "indicadores de rejeição" como critérios que levam crianças a excluírem umas às outras de suas atividades de jogo e de trabalho, dentro do contexto escolar. No estudo foram utilizados instrumentos dirigidos a coleta de dados das crianças ("votação às avessas" e "passa a bola') e outro visando a obtenção de dados por parte dos professores ("ficha do professor"). A análise e cruzamento dos dados obtidos permitiu constatar que a hipótese primeira da pesquisa de que os critérios de rejeição estariam apoiados em algum estigma ligado à aparência física, ou dificuldades acadêmicas, não foi confirmada. As crianças tendem a rejeitar os seus pares com base em comportamentos inadequados emitidos por estes (autoritarismo, conduta perturbadora), percepção esta, reforçada pelos dados obtidos dos professores. Em contrapartida, as crianças tendem a escolher seus pares devido à emissão, em alta freqüência, de comportamentos pró-sociais por parte destes. Abstract: The subjection of rejection has been of interest to several researchers due to the close relationship evidenced between peer rejection and future maladjustment. Studying such theme may contribute to the detection of the factors that generate rejection, therefore allowing for a preventive intervention. The present study aimed at detecting rejection indicators among children of the 4th grade at a private school in Curitiba. In this study, "rejection indicators" are to be understood as criteria leading children to mutually exclude themselves from activities of game and work, within the school context. The study involved the use of tools for children data collection ("reverse voting" and "pass the ball") and another one aiming at the obtention of data by the teachers ("teacher's form"). Data analysis and contrast led to the conclusion that the first hypothesis of the study - that rejection criteria were supported by some stigmatisation related to physical aspect or school difficulties - was not confirmed. Children tend to reject their peers based on inadequate behaviors by the latter (authoritarianism, disruptive conduct), which perception is enforced by data from the teachers. On the other hand, children tend to select their peers when the latter present a high rate of pro-social skills.
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