"Consciência de Sankirtana" : o movimento Hare Krishna (Iskcon) e a prática de distribuição de livros no Brasil entre os anos 1970 e 1980
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Data
2022Autor
Carvalho, Leon Adan Gutierrez de, 1985-
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Resumo: O Movimento Hare Krishna, difundido pela International Society for Krishna Consciousness (ISKCON) no Brasil a partir de 1973, inaugurou uma fase de intensa produção e distribuição/venda de livros, revistas e outros artigos (religiosos ou não), através de uma prática chamada de sankirtana. Entre os anos 1970 e 1990, a ISKCON do Brasil realizou diversos esforços para que as mídias impressas produzidas pela sua editora, a Bhaktivedanta Book Trust (BBT), fossem distribuídas em massa no Brasil, através dos seus adeptos que elaboraram táticas de venda desses produtos, visando a manutenção, difusão e perpetuação da religião. Nesse processo, as mídias seculares, em especial, os jornais de grande circulação, passaram a reportar matérias sobre os membros, as práticas e crenças Hare Krishna, no período, construindo uma série de representações sobre a religião e os religiosos, entrando em disputas que eram tanto simbólicas, quanto sociais. A presente tese tem por escopo observar como o Movimento Hare Krishna (ISKCON) no Brasil foi influenciada pelo (e influenciou o) processo de midiatização da religião e como isso imprimiu características próprias na identidade e no desenvolvimento histórico da religião. Para tanto, conceitos e métodos desenvolvidos a partir da História Cultural, dos Estudos Culturais, além das reflexões levantadas pelos estudiosos de Mídia e Religião e História das Religiões - reunindo autores como Michel de Certeau, Roger Chartier, Stewart Hoover e Karina Bellotti - foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa. Analisando fontes como mídias impressas religiosas (jornais e revistas Hare Krishna), documentos institucionais (do acervo da ISKCON) e jornais seculares (como Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo), pude perceber que o Movimento Hare Krishna conseguiu se expandir no Brasil graças ao seu intenso projeto de distribuição de livros, entre os anos 1970 e 1990 e que as disputas de representação por uma identidade religiosa travadas nas páginas dos jornais de grande circulação, acabaram definindo muitas das representações que ainda hoje pairam sobre a religião. Abstract: The Hare Krishna Movement, spread by the International Society for Krishna Consciousness (ISKCON) in Brazil from 1973 on, started a phase of intense production and distribution/sale of books, magazines and other kind of products (religious or not), through a practice called sankirtana. Between the 1970s and 1980s, the Brazilian ISKCON made several efforts for the mass distribution of the printed media produced by its publisher, The Bhaktivedanta Book Trust (BBT). This was done through its supporters, who developed sales tactics for these products, aiming at the maintenance, diffusion and perpetuation of religion. In this process, the secular media, especially the most popular newspapers, began to publish articles on the members, practices and beliefs of Hare Krishna of the period, constructing representations about the religion and the religious meant, starting disputes that were both symbolic and social. The aim of this thesis is to analyze how the Hare Krishna Movement (ISKCON) in Brazil was influenced and also influenced the process of mediatization of religion and how this, in turn, imprinted its own characteristics on the identity and historical development of the religion. To do so, I borrowed concepts and methods from Cultural History, Cultural Studies, in addition to reflections raised by scholars of Media and Religion and History of Religions – with authors such as Michel de Certeau, Roger Chartier, Stewart Hoover and Karina Bellotti - which were crucial for the development of this research. Analyzing sources such as religious press media (Hare Krishna newspapers and magazines), institutional documents (from the ISKCON collection) and secular newspapers (such as Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil and O Estado de São Paulo), I could see that the Hare Krishna Movement could expand in Brazil thanks to its intense book distribution project, between the 1970s and 1990s, and that the disputes of representation for a religious identity fought in the pages of major newspapers, ended up defining many of the representations that still hang over in the religion today.
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