É a gente na fita : a experiência docente no uso da série unidade básica como recurso educacional
Resumo
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar as experiências e percepções docentes com o uso da série Unidade Básica no ensino em saúde. Para tanto optou-se por utilizar a pesquisa qualitativa através da técnica de entrevistas semi-estruturadas com posterior transcrição e análise dos dados segundo a análise de conteúdo preconizada por Bardin. Utilizou-se uma amostra intencional, ou seja, foi uma amostra fechada. Esta amostra, 24 entrevistados, formou-se a partir da discussão da série televisiva Unidade Básica por um grupo criado em rede social para argumentações e troca de saberes sobre a utilização da série como instrumento educacional. Como resultado percebeu se que a série possui um grande potencial para uso enquanto recurso pedagógico, com uso destacado no período da pandemia. Notou-se também que a educação na saúde e o audiovisual encontram-se imbricados em prol da aprendizagem e ficou evidenciada a escolha da série como potencializadora de aprendizagem, voltada para a construção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a prática em saúde. Abstract: This research aimed to analyze teachers' experiences and perceptions with the use of the Basic Unit series in health education. For that, it was chosen to use qualitative research through the technique of semi-structured interviews with subsequent transcription and analysis of data according to the content analysis recommended by Bardin. An intentional sample was used, that is, it was a closed sample. This sample, 24 interviewees, was formed from the discussion of the television series Basic Unit by a group created in a social network for arguments and exchange of knowledge about the use of the series as an educational instrument. As a result, it was noticed that the series has great potential for use as a pedagogical resource, with outstanding use in the period of the pandemic. It was also noted that health education and audiovisual are intertwined in favor of learning and the choice of the series as a learning enhancer was evidenced, aimed at building a reflective and critical attitude about health practice.
Collections
- Dissertações [34]