dc.contributor.advisor | Rasia, Jose Miguel, 1949- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rigoni, Maria Helena | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T21:05:02Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T21:05:02Z | |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79534 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Miguel Rasia | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 160-162 | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Sociologia das Organizações | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação tem como elemento de estudo a Chácara Padre Eduardo Michelis. Constituída com a finalidade de prestar assistência integral para crianças e adolescentes pobres, em especial aos que se encontram nas ruas, esta Organização é mais conhecida pelo público pelas suas características peculiares no que diz respeito a sua proposta pedagógica. No entanto, nosso recorte priorizou como objeto de estudo não o projeto sociopedagógico em si, mas a Chácara enquanto espaço de construção do sujeito para os meninos que aderiram ao projeto e ah vivem. Assim, a partir dessa delimitação, nosso trabalho considera como fundamental os conceitos de Alteridade e de Sujeito, e a forma como estes operam naquilo que se chamou aqui - a Chácara. O trabalho de pesquisa consistiu na reconstituição do objeto empírico - a Chácara - e sua história. O conjunto de dados que trabalhamos constituiu-se de documentos da Chácara, registros de observações e diálogos espontâneos no processo de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, reconstituição da história de vida dos meninos e a história oral temática para o aprofundamento de alguns pontos específicos envolvendo a trajetória dos meninos na Chácara do ingresso à saída. Tais procedimentos nos conduziram à afirmação de que a Alteridade vivenciada na Chácara é o fator determinante para a sustentação daquela proposta. No processo desta pesquisa, subsidiados fundamentalmente na proposta metodológica e teórica das representações sociais, evidenciamos que as decisões e ações dos meninos para permanecer e se envolver com a Chácara, estão sendo orientadas fundamentalmente pelo valor e sentido atribuídos por eles a esse modo de relação, definido neste estudo pela expressão da Alteridade. Evidenciamos ainda que esta particularidade se constitui no caminho para a construção do sujeito para os Meninos de Quatro Pinheiros. | pt_BR |
dc.format.extent | 162 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Crianças nas cidades | pt_BR |
dc.subject | Serviço social com crianças | pt_BR |
dc.subject | Menores abandonados | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.title | Do terço a chácara : a expressão da alteridade na construção do sujeito para os meninos de Quatro Pinheiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |