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dc.contributor.advisorRasia, Jose Miguel, 1949-pt_BR
dc.contributor.authorRigoni, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T21:05:02Z
dc.date.available2022-10-19T21:05:02Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79534
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Miguel Rasiapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 160-162pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sociologia das Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como elemento de estudo a Chácara Padre Eduardo Michelis. Constituída com a finalidade de prestar assistência integral para crianças e adolescentes pobres, em especial aos que se encontram nas ruas, esta Organização é mais conhecida pelo público pelas suas características peculiares no que diz respeito a sua proposta pedagógica. No entanto, nosso recorte priorizou como objeto de estudo não o projeto sociopedagógico em si, mas a Chácara enquanto espaço de construção do sujeito para os meninos que aderiram ao projeto e ah vivem. Assim, a partir dessa delimitação, nosso trabalho considera como fundamental os conceitos de Alteridade e de Sujeito, e a forma como estes operam naquilo que se chamou aqui - a Chácara. O trabalho de pesquisa consistiu na reconstituição do objeto empírico - a Chácara - e sua história. O conjunto de dados que trabalhamos constituiu-se de documentos da Chácara, registros de observações e diálogos espontâneos no processo de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, reconstituição da história de vida dos meninos e a história oral temática para o aprofundamento de alguns pontos específicos envolvendo a trajetória dos meninos na Chácara do ingresso à saída. Tais procedimentos nos conduziram à afirmação de que a Alteridade vivenciada na Chácara é o fator determinante para a sustentação daquela proposta. No processo desta pesquisa, subsidiados fundamentalmente na proposta metodológica e teórica das representações sociais, evidenciamos que as decisões e ações dos meninos para permanecer e se envolver com a Chácara, estão sendo orientadas fundamentalmente pelo valor e sentido atribuídos por eles a esse modo de relação, definido neste estudo pela expressão da Alteridade. Evidenciamos ainda que esta particularidade se constitui no caminho para a construção do sujeito para os Meninos de Quatro Pinheiros.pt_BR
dc.format.extent162 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCrianças - Assistência socialpt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectCrianças nas cidadespt_BR
dc.subjectServiço social com criançaspt_BR
dc.subjectMenores abandonadospt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleDo terço a chácara : a expressão da alteridade na construção do sujeito para os meninos de Quatro Pinheirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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