Do terço a chácara : a expressão da alteridade na construção do sujeito para os meninos de Quatro Pinheiros
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como elemento de estudo a Chácara Padre Eduardo Michelis. Constituída com a finalidade de prestar assistência integral para crianças e adolescentes pobres, em especial aos que se encontram nas ruas, esta Organização é mais conhecida pelo público pelas suas características peculiares no que diz respeito a sua proposta pedagógica. No entanto, nosso recorte priorizou como objeto de estudo não o projeto sociopedagógico em si, mas a Chácara enquanto espaço de construção do sujeito para os meninos que aderiram ao projeto e ah vivem. Assim, a partir dessa delimitação, nosso trabalho considera como fundamental os conceitos de Alteridade e de Sujeito, e a forma como estes operam naquilo que se chamou aqui - a Chácara. O trabalho de pesquisa consistiu na reconstituição do objeto empírico - a Chácara - e sua história. O conjunto de dados que trabalhamos constituiu-se de documentos da Chácara, registros de observações e diálogos espontâneos no processo de pesquisa, entrevistas semiestruturadas, reconstituição da história de vida dos meninos e a história oral temática para o aprofundamento de alguns pontos específicos envolvendo a trajetória dos meninos na Chácara do ingresso à saída. Tais procedimentos nos conduziram à afirmação de que a Alteridade vivenciada na Chácara é o fator determinante para a sustentação daquela proposta. No processo desta pesquisa, subsidiados fundamentalmente na proposta metodológica e teórica das representações sociais, evidenciamos que as decisões e ações dos meninos para permanecer e se envolver com a Chácara, estão sendo orientadas fundamentalmente pelo valor e sentido atribuídos por eles a esse modo de relação, definido neste estudo pela expressão da Alteridade. Evidenciamos ainda que esta particularidade se constitui no caminho para a construção do sujeito para os Meninos de Quatro Pinheiros.
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