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dc.contributor.advisorCervi, Emerson Urizzi, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Amanda, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T16:23:11Z
dc.date.available2022-10-04T16:23:11Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79160
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 29/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Alvo de disputas e pressões, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) sofreu uma significativa mudança com a Lei 13.165 de 2015, que reduziu o período eleitoral de 45 para 35 dias, diminuiu o tempo de propaganda em televisão pela metade e alterou a forma de distribuição do recurso entre os partidos. O presente trabalho pretende investigar de que forma essas mudanças impactaram na propaganda de candidatos a deputado federal no Paraná em 2018, comparativamente às duas eleições anteriores de 2010 e 2014. Para isso, foi feita uma análise de conteúdo quantitativa longitudinal de todos os programas eleitorais de televisão de 2010, 2014 e 2018 com base no livro de Códigos do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). A partir dos dados coletados, foi criado um Índice de Visibilidade dos candidatos que leva em consideração o tempo em que eles aparecem no HGPE, a frequência de aparição e se têm oportunidade de fala. A análise mostra que, em 2018, houve uma redução geral de visibilidade dos candidatos. Ou seja, os candidatos que tiveram oportunidade de participar do horário eleitoral na campanha de 2018 tiveram, em média, uma visibilidade menor do que os candidatos que participaram em 2010 e 2014. Além disso, em 2018 houve uma desconcentração de visibilidade dos candidatos migrando para as candidatas em comparação com os pleitos de 2010 e 2014 e uma concentração de visibilidade nos candidatos que concorriam à reeleição.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: As a highly disputed stage, the Free Election Campaign Broadcast (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, HGPE) underwent significant changes due to Law 13.165 of 2015, which reduced the campaign period from 45 to 35 days, halved the televised broadcast time, and also changed how this resource was divided among political parties. This work investigates how these changes affected the campaigns of federal deputy candidates for Paraná in 2018 compared to the two previous elections, in 2010 and 2014. That was achieved by performing a longitudinal quantitative content analysis on all televised electoral programs from 2010, 2014 and 2018 based on the codebook developed by the Political Communication and Public Opinion Research Group from the Federal University of Paraná (CPOP). The data collected was also used to develop a Visibility Index based on the candidates' airtime during the HGPE, their presence rate, and their opportunities to speak. The analysis showed an overall reduction of the candidates' visibility in 2018, i.e., candidates who had the chance to participate in the election broadcast in 2018 had, on average, less visibility than candidates who participated in 2010 and 2014. Moreover, the 2018 elections saw the male candidates' visibility migrate to female candidates compared to the 2010 and 2014 elections and a focus on candidates who were running for a second term.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectPropaganda eleitoralpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA campanha em 5 segundos : uma análise do horário gratuito de propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal do Paraná nas eleições de 2010, 2014 e 2018pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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